Professores da Escola Maura de Senna Pereira da cidade de Pinheiro Preto, têm trabalhado com os alunos da turma 201 do Novo Ensino Médio o tema formas de sepultamento que causem pouco ou nenhum impacto no meio ambiente, dentro do projeto “Cemitério Sustentável”.
Com a ideia de conhecer melhor sobre como funciona um crematório, nos procuraram para tirar suas dúvidas e conhecer os processos que envolvem a cremação, como uma forma de buscar alternativas mais sustentáveis para o sepultamento no município.
A comunidade escolar, enxerga que hoje as formas que os sepultamentos são realizados na cidade propagam alguns riscos à comunidade, como a proliferação de animais peçonhentos que se criam em meio a grande concentração de concreto, além dos impactos ambientais ao solo e ao ar, com a concentração de resíduos tóxicos.
O objetivo da escola é levar à prefeitura soluções mais amigáveis e encontraram na cremação uma solução para reduzir a quantidade de espaços utilizados hoje nos sepultamentos e cuidar do meio ambiente através de soluções sustentáveis.
No dia 08/05 professores e os alunos visitaram o Crematório do Grupo São Judas Tadeu e tiveram a oportunidade de ter contato com nossa equipe, que explicou todos os procedimentos realizados em uma cremação, da preparação do corpo até a entrega das cinzas, destinos adequados para as cinzas pós-cremação, além de falar sobre a importância de um atendimento acolhedor e de cerimônias de despedida que honrem a memória de quem partiu.
Participar ativamente de projetos ligados à comunidade para sanar dúvidas e auxiliar em seu desenvolvimento é um compromisso do Grupo São Judas Tadeu.
Para nossa equipe foi um prazer receber a comunidade escolar e poder auxiliar em um projeto tão importante e que tem o potencial de mudar a visão de toda uma comunidade. Agradecemos a oportunidade e parabenizamos a escola pela iniciativa.