Associados do Planos de Assistência Funeral tem muito mais benefícios. Faça seu login ou solicite seu cartão de benefícios

Funerária

R. Coronel Fagundes, 191

Memorial e Crematório

R. Ângelo Albiero, 321

Atendimento

49 3566 1749

Cerimônias personalizadas: uma homenagem afetuosa

Quando perdemos um ente querido, passamos por cinco fases do luto: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação. Cada um delas é fundamental para a compreensão de nossos sentimentos e continuidade de nossas atividades e rotina. Para que isso torne-se possível e efetivo, é importante que a cerimônia de despedida enfatize a história de vida, as qualidades, hobbies e personalidade de quem partiu.

As cerimônias de despedida são uma forma de homenagear quem se foi e acolher as pessoas que ficaram. Para isso, é importante que você entenda a diferença entre velório e cerimônia de despedida.. Os velórios geralmente tem um cronograma e um estilo de acordo com crenças culturais e religiosas e são todos parecidos, por isso o Grupo São Judas Tadeu, passou a oferecer as cerimônias personalizadas, um serviço que vai além do convencional, onde a família e o Grupo vão decidir a melhor forma de homenagear quem partiu, de maneira a tornar esse momento acolhedor e especial.

Cerimônias personalizadas

As cerimônias personalizadas são uma forma de prestar as últimas homenagens a quem se foi e acolher seus familiares e amigos, com respeito e carinho.

Dentro das cerimônias é importante que sejam realizadas ações onde sejam respeitadas as crenças e cultura da pessoa que partiu, assim como sejam evidenciadas histórias e lembranças positivas, que sirvam como forma de fazer a chama do amor e do respeito se manter viva no coração das pessoas presentes.

O Grupo São Judas Tadeu, oferece esse serviço para que a família possa viver o momento do luto sem se preocupar com processos burocráticos ou em organizar uma cerimônia do zero. Com mais de 40 anos de experiência, o Grupo São Judas Tadeu, oferece uma equipe especializada para amparar a família e realizar uma cerimônia bonita e inesquecível.

Para organizar cerimônias personalizadas, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes:

  • Contar a história de quem partiu: A equipe do Grupo São Judas Tadeu, realiza uma entrevista com a família para saber mais sobre o ente querido. Essas informações, vão além de profissão ou idade, elas evidenciam paixões, qualidades marcantes, experiências de vida e boas lembranças que serão contadas de forma expressiva e bonita durante a cerimônia;
  • Respeitar a religião e crenças pessoais: Todos nós temos crenças em que baseamos nossa fé. Quando partimos, é essencial que a equipe do Grupo São Judas Tadeu, tenha conhecimento disso, para organizar uma cerimônia que respeite as vontades de quem partiu e os aspectos culturais da sua religião;
  • Celebrante da cerimônia: O Grupo São Judas Tadeu, possui em sua equipe especialistas que darão  o tom da cerimônia, estruturando a carta que contará a história do ente querido que partiu.  A família também pode optar por realizar momentos com líderes religiosos, membros da família ou amigos para prestar sua última homenagem com falas, canções ou reflexões;
  • Local da cerimônia: O memorial do Grupo São Judas Tadeu, encontra-se disponível para realizar cerimônias de despedida em Videira/SC. Caso a família seja de outra localidade, a cerimônia pode ser realizada na casa mortuária do município, em pavilhões municipais ou de comunidades, ginásios ou em casa. Tudo isso de acordo com normas legais.

O importante nas cerimônias de despedida é tirar o foco da dor da perda e utilizar aquele momento para preservar a memória e o legado de quem partiu. Compartilhar histórias e experiências vividas com a pessoa são uma forma importante de demonstrar solidariedade à família e amigos, nesse momento de despedida.

Cerimônias personalizadas do Grupo São Judas Tadeu

Cuidar da parte prática de uma cerimônia de despedida não é uma tarefa fácil e exige cuidados especiais a serem tomados e detalhes a serem observados, por isso a contratação de uma empresa especializada, é fundamental para organizar este momento tão importante..

O Grupo São Judas Tadeu, além de oferecer opções interessantes e econômicas de planos de assistência funeral e plano de cremação, agora conta um o serviço exclusivo de cerimônias personalizadas, onde realiza o ritual de despedida.

Confira algumas de nossas dicas para cerimônias personalizadas:

Respeite as vontades de quem faleceu

Muitas vezes, quando as famílias procuram por uma funerária, em casos de falecimentos de entes queridos, elas tendem a escolher opções de homenagens, flores, roupas e urnas de acordo com seus gostos pessoais e esquecem de respeitar as vontades de quem partiu. Por isso é importante que quebremos alguns tabus relacionados à morte e tenhamos conversas abertas com nossas famílias e amigos sobre nossas preferências.

Um exemplo peculiar que podemos citar, é que algumas pessoas não querem que suas cerimônias de despedida sejam baseadas em choro e palavras de conforto, mas desejam uma festa, regada a música e diversão ou já deixam um roupa escolhida para seu funeral. Converse com sua família e exponha suas vontades, isso vale também sobre a forma do seu sepultamento, onde você pode escolher ser sepultado ou cremado.

Exponha preferências

É importante que na hora da entrevista com a família algumas questões fiquem claras, para que a equipe possa organizar uma despedida emocionante e de acordo com as vontades da família e de quem partiu. Expor preferências como: cores favoritas, crenças culturais e religiosas, flores favoritas, estilo musical ou forma de homenagear (canções, fotos, vídeos) é importante para a organização da cerimônia.

Conte histórias que gerem boas lembranças

Quando nos despedimos de alguém que amamos, é natural focarmos nesse momento de dor e falar do ente querido com tristeza, mas é importante que a família e os amigos contem à equipe histórias divertidas e emocionantes que gerem boas lembranças. Acesse suas memórias e conte aqueles momentos em que você riu, aprendeu e teve experiências únicas com quem partiu, pois essas referências são importantes, para que a família encontre a essência e personalidade do ente querido na cerimônia, você pode usar recursos como balões, fotos, músicas e tradições de despedida como a salva de tiros do exército, em caso de militares.

Uma despedida especial

A cerimônia de despedida trata-se de um ritual de passagem, em que homenagear a pessoa falecida, torna o processo de luto mais brando, pois realmente estamos fechando este ciclo honrando esta história e iniciando outro sem a sua presença física.

Nosso objetivo é elaborar uma cerimônia de despedida feita com todo cuidado e que preserve as lembranças de quem se foi, guardando as memórias mais especiais de forma única.

Conheça mais sobre os serviços de cerimônias personalizadas em velórios do Grupo São Judas Tadeu através do WhatsApp!

 

Preencha com seus dados para baixar este material: