Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e busca promover a valorização da saúde masculina.
A campanha Novembro Azul alerta sobre a importância dos homens realizarem exames preventivos para evitar a doença. E divulga os cuidados relacionados a outras enfermidades masculinas.
Durante todo o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O bem-estar, a qualidade de vida e a saúde dos seus clientes são preocupações constantes do Grupo São Judas Tadeu. Por isso, o grupo apoia e contribui para disseminar as campanhas de conscientização visando mais saúde. Iniciativa que vem sendo desenvolvida intensamente nos últimos anos.
Quanto maior a propagação de campanhas como essa do Novembro Azul, mais chance o Brasil tem de alcançar o objetivo de reduzir o impacto que uma doença causa coletivamente. O Grupo São Judas Tadeu exerce um papel de responsabilidade social e, acima de tudo, de respeito e cuidado com seus clientes.
Campanha Novembro Azul: a valorização da vida começa com a prevenção
Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil tem 65 mil casos de diagnóstico de câncer de próstata por ano. Este é o tipo causador de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
No país, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, considerado o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Infelizmente, o assunto ainda é considerado um tabu entre os homens. Mesmo com altos índices da doença e da crescente taxa de mortalidade, a procura pelo exame preventivo ainda é muito baixa. A razão disso é que um dos exames é realizado por meio do toque retal.
Mas são vários os fatores, principalmente culturais, que prejudicam a prevenção. Entre eles, o comportamento machista e antiquado que coloca o homem como representante do sexo forte, que não adoece facilmente. Isso dificulta o tratamento e diminui as chances de cura. Outros obstáculos que comprometem a descoberta da patologia são percebidos devido à falta de informação, ao constrangimento, medo e preconceito.
Quanto mais cedo a doença é identificada, maior a chance de sucesso no tratamento
A possibilidade de desenvolver o câncer de próstata aumenta com a idade, sendo mais comum em idosos. Mesmo sabendo da importância do exame para o diagnóstico precoce da doença, os homens mostram resistência em realizá-lo. Fique atento: quanto mais cedo o problema é identificado, mais chances de sobrevida o paciente tem.
O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade. Isto porque cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Em alguns casos, o tumor pode crescer rapidamente, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
No entanto, a maioria cresce de forma muito lenta, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. Há registros de casos que não chegam a dar sinais durante a vida.
Quando e como fazer exames preventivos do câncer de próstata?
No geral, os especialistas recomendam que os homens façam os exames preventivos do câncer de próstata anualmente a partir dos 50 anos. No entanto, fica um alerta: quem tem histórico de câncer na família, especialmente o de próstata, deve começar aos 45.
A consulta deve ser realizada com urologista para esclarecer sobre os exames necessários, que incluem de toque retal e o de sangue PSA ou Antígeno Prostático Específico.
O exame de toque retal permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Já o PSA é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.
Caso haja suspeita de câncer de próstata, o especialista pode pedir novos exames, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
A forma de tratamento depende de vários aspectos, como o estado de saúde do paciente, extensão e gravidade da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção de monitorar periodicamente a evolução da doença e, dependendo da necessidade, realizar intervenções.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, portanto, só o homem possui. Ela se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).
A próstata é um órgão pequeno, pesa cerca de 20 gramas e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Veja os sintomas do câncer de próstata?
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Já em sua fase avançada, os sintomas mais comuns são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Quais os fatores de risco?
O histórico familiar de câncer de próstata aumenta a probabilidade de desenvolver a doença. Portanto, informe-se se há casos com seu pai, irmão e tio. Outro fator de risco está relacionado à raça. Os homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer. E, por fim, a obesidade também é um dos aspectos a ser levado em conta.
Campanhas coloridas objetivam a conscientização
As campanhas como Novembro Azul, Outubro Rosa, entre outras, surgiram para cuidar da saúde coletiva de forma preventiva, evitando assim buscar tratamento somente após ter adoecido.
O objetivo das campanhas é dedicar um mês do ano para cada doença, simbolizada por uma cor, com o intuito de alertar a população sobre o perigo de patologias e incentivar a prevenção, buscando o diagnóstico precoce.
De modo espontâneo, mídias, empresas, hospitais, clínicas, entidades e demais organizações abraçam a causa e se engajam na disseminação das informações sobre as doenças, que podem ser evitadas ou tratadas precocemente.
Esses movimentos ajudam a conscientizar as pessoas em diferentes situações, levando informação e conhecimento sobre a patologia, a realização de exames e o tratamento. Além disso, contribuem também para a mudança de hábitos da sociedade em troca de mais qualidade de vida e valorização da saúde.
Conheça a cor e a causa de cada mês:
- Janeiro Branco: atenção para o cuidado com a mente;
- Fevereiro Roxo: alerta sobre algumas patologias, como Alzheimer, Lupus e Fibromialgia;
- Março Azul-Marinho: divulga o câncer colorretal;
- Abril Verde: ressalta a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho;
- Abril Azul: trata do autismo;
- Maio Amarelo: conscientiza para o trânsito seguro;
- Junho Vermelho: incentiva a doação de sangue;
- Julho Laranja: discute leucemia e anemia;
- Julho Amarelo: divulga as hepatites virais e o câncer ósseo;
- Agosto dourado: voltado para a importância da amamentação;
- Setembro Verde: discute a importância dos órgãos e prevenção do câncer de intestino;
- Setembro Amarelo: debate a importância da prevenção do suicídio;
- Setembro Vermelho: informa sobre as doenças cardiovasculares;
- Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama;
- Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata;
- Novembro Dourado: combate ao câncer de criança;
- Dezembro Laranja: conscientização e saúde sobre o câncer de pele;
- Dezembro Vermelho: combate à Aids.
Informe-se sobre o trabalho do Grupo São Judas Tadeu e acompanhe os conteúdos do blog.