Os benefícios da gratidão para o bem-estar de todos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Muito mais que um sentimento, a gratidão tem se tornado um gesto cada vez mais presente na vida de todos. E isso é bom já que trata-se de uma atitude que traz muito bem-estar para quem a pratica.

São vários os benefícios da gratidão e podem ir dos emocionais aos físicos e até financeiros. Vamos ver um pouco mais.

Se você quer ter uma vida feliz e próspera, precisa ser grato por tudo que tem e recebe. Sempre temos muitos motivos diários para nos considerarmos gratos. Porém, na maioria das vezes, não damos o devido valor ou esquecemos de agradecer.

A gratidão pode ser considerada como um estilo de vida. Um sentimento que pode fazer parte do nosso dia a dia ou ser aprendido com o exercício diário de enxergar e agradecer o que temos.

O bem-estar gerado pela gratidão

Pode até parecer estranho, mas para termos mais felicidade, é preciso primeiro sermos gratos.

A gratidão deve vir, no início, por meio das pequenas coisas, até que estas se tornem cada vez maiores e a gratidão cresça exponencialmente.

Pesquisas constatam o que podemos ver claramente na vida de quem pratica a gratidão. São pessoas mais positivas, alegres, amorosas e de bem com a vida.

E desta forma atraem muita gente que também busca o bem-estar, para o seu redor.

Um coração grato afasta a negatividade e não se deixa derrubar pela primeira dificuldade que encontra.

Inspira confiança e a certeza de que diante de tantos benefícios recebidos, é só uma questão de tempo para enfrentar as dificuldades que aparecem e alcançar o que se necessita.

Pessoas agradecidas também se preocupam com a felicidade dos outros. Elas sempre procuram ajudar e influenciar quem está à sua volta a também experimentar a felicidade.

Seja por meio da doação daquilo que o outro necessita, seja pelo apoio emocional.

Aprendendo a exercitar a gratidão

Para aprender a exercitar a gratidão, basta incorporar um exercício simples na sua rotina diária:

  • Separe papel e caneta. Tire um tempo para ficar sozinho e pensar em tudo aquilo que aconteceu no dia e que você deve agradecer.
  • Lembre de pessoas a quem você pode estar grato porque fizeram algo de bom para você hoje. Ou simplesmente pelo fato de fazerem parte da sua vida.
  • Pense em todas as coisas que Deus ou o universo lhe concedeu no dia e todo o livramento recebido.
  • Avalie as situações adversas e veja que lições trouxeram para sua vida e que também são motivos para agradecer.
  • Lembre de tudo aquilo que te faz bem, que você possui e que tantos menos favorecidos não têm a mesma sorte.

Este exercício vai ampliar a sua visão e lhe apresentar cada vez mais motivos para agradecer. Pois a gratidão gera frutos e benefícios e, você passa a receber cada vez mais.

Benefícios da gratidão

Melhores relacionamentos

Ninguém gosta de ficar ao lado de alguém que reclama o tempo todo porque isso acaba gerando um sentimento negativo.

Pessoas gratas são mais alegres, dispostas, disponíveis e até mais educadas. E, consequentemente, conseguem conquistar mais amigos e relacionamentos saudáveis e duradouros.

Mente saudável

Pensamentos de derrota e uma mente focada nas dificuldades só tornam tudo pior e dão ao caos uma dimensão maior do que a real.

Uma mente grata gera pensamentos positivos, confiança e a certeza de que tudo colabora para o bem-estar, crescimento e felicidade, afastando pensamentos depressivos e a ansiedade.

Mente sã, corpo saudável

Nós somos o que nossa mente determina. Uma mente grata, saudável e confiante desperta o desejo de cuidar também do corpo, para que possa desfrutar de todos os benefícios de uma vida saudável.

A gratidão eleva a autoestima e o cuidado com a saúde, através da atividade física e da realização de exames clínicos periódicos.

Gostou do artigo? Então compartilhe para que outras pessoas também possam descobrir os benefícios da gratidão.