Associados do Planos de Assistência Funeral tem muito mais benefícios. Faça seu login ou solicite seu cartão de benefícios

Funerária

R. Coronel Fagundes, 191

Memorial e Crematório

R. Ângelo Albiero, 321

Atendimento

49 3566 1749

Rituais de despedida pelo mundo: conheça curiosidades sobre essa prática

Os rituais de despedida são uma fase importante no processo que envolve o processo de luto. Esse ritual é o que torna real a hora da despedida e nos permite homenagear de forma carinhosa e honrosa a pessoa que partiu. 

Cada país e cultura tem uma forma de se despedir das pessoas que partiram. No Brasil, por exemplo, temos uma cultura ligada à velas, flores, orações e cortejo em casos de sepultamento e tudo isso permite que as pessoas demonstrem seu afeto e respeito por quem partiu, dedicando um pouco do seu tempo para a despedida. 

Vamos conhecer como são as práticas em alguns países? 

Brasil 

Para os brasileiros a morte é vista com tristeza, melancolia e um sentimento forte de perda. 

Comparado a outros países nossos sepultamentos ou cerimônias de despedida são considerados rápidos e na maioria das vezes, todos os procedimentos levam em torno de 2 a 3 dias a depender da religião ou cultura da pessoa que partiu. 

Alguns hábitos do brasileiro estão associados a levar coroas de flores para as cerimônias de despedida e ao túmulo no caso de sepultamento, usar vestes pretas para representar o luto, realizar a missa de sétimo dia, após uma semana de falecimento, acender velas em frente aos túmulos e limpar e organizar os jazigos da família, para o dia de finados. 

México 

Os mexicanos costumam festejar quando se despedem de um ente querido. Eles acreditam que a morte não é o fim e sim o início de uma nova vida. 

Em 2 de novembro é celebrado o “Día de los muertos” data comemorativa muito celebrada, onde as pessoas tem costume de ir aos cemitérios para visitar os túmulos e preparar altares com alimentos, velas, flores e outros elementos.  Eles acreditam que nesse dia as almas podem voltar e ficar perto dos seus. 

A festa dura em torno de 3 dias e nessa ocasião as famílias se reúnem com as comidas e bebidas que as pessoas da sua família que partiram, mais gostavam como forma de homenageá-los. 

As decorações são marcadas pela “La Catarina”, símbolo emblemático da morte, essas caveiras coloridas tem cunho político, artístico e cultural. 

China 

A relação entre morte e vida para os chineses é muito próxima, pois para eles as pessoas que partiram costumam se comunicar através de sonhos para que possam reviver boas lembranças. 

Quando a pessoa parte ela é submetida a um ritual onde seu corpo é lavado três vezes pelo filho mais velho, com essência de flores, pois eles acreditam que a limpeza é a chave para entrar no paraíso. Após a despedida a família veste a pessoa com várias camadas de roupa para representar todas as gerações de descendentes. 

O ritual de despedida tem como finalidade reunir os familiares e restabelecer laços que podem ter acabado durante a vida. 

Durante a cerimônia é proibido usar joias ou roupas e adornos de cor vermelha por respeito ao momento. A cor vermelha é destinada aos papéis que são colocados em torno da urna onde as pessoas entoam cânticos como forma de afastar os mais espíritos que podem cercar o lugar. 

As pessoas têm o hábito de colocar dinheiro e sacolas com grãos perto da pessoa que faleceu para garantir que ela não passe fome na próxima vida e o ritual de despedida dura de três a sete dias, sempre número ímpar, para mostrar que a pessoa não completou sua jornada. 

Os móveis da sala e do quarto da pessoa que partiu são retirados para que não poluam o ambiente e quando a morte acontece em casa a porta principal fica com uma faixa vermelha ou branca para indicar o que aconteceu no lugar. 

Gana

Neste país o ritual de despedida se transforma em festa e dura muitos dias. O tempo de festa depende da importância da pessoa para a comunidade. 

Por lá acredita-se que quando alguém parte, deve ser sepultada com elementos que lembrem a vida que ela levou, por isso as urnas têm formatos diferentes como frutas, carros e peixes. 

A produção das urnas demora em média duas semanas e a tradição manda que sejam encomendados e fabricados apenas após a morte, por isso o corpo do ente querido fica sob os cuidados da família nesse período. 

Essa festa é um momento em que eles celebram a morte e a vida com muita música, danças típicas, comidas e bebidas. Além da festa, existe uma pesca provida para o banquete do ritual de despedida, onde os pescadores se unem para pescar de forma natural, sem utilizar aspectos tecnológicos e se muitos peixes forem recolhidos isso significa que a pessoa que partiu está agradecendo pela festa. 

Cerca de 500 pessoas participam da festa de despedida e antes de ser colado na urna o corpo passa por um processo de limpeza realizado apenas pelas mulheres que trocam sua roupa e o acomodam e apenas às 23:00h do dia do sepultamento é que o corpo é liberado para visitação da comunidade que está participando da festa. 

As cerimônias de despedida independente da cultura da pessoa que partiu, são de extrema importância, para que as pessoas possam vivenciar o luto e prestar suas últimas homenagens de forma afetuosa. Entre em contato conosco e conheça esse serviço. 

plugins premium WordPress

Preencha com seus dados para baixar este material: