Como funciona o velório online?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O avanço da tecnologia permite que os rituais de despedida após o falecimento de alguém possam ser concretizados mesmo durante a Pandemia do Coronavírus. Em tempos de distanciamento social, o velório online surgiu como opção inovadora e humanizada. Apresenta vários benefícios, entre eles, ajudar as pessoas a lidar melhor com a perda.

Por ser uma possibilidade ainda nova, há muitas dúvidas de como tudo ocorre em casos assim. Vamos esclarecer como a tecnologia ajuda e sobre a importância de as pessoas estarem unidas ao se despedir dos amigos e familiares que partem desta vida.

Também vamos comentar a respeito de como o velório online pode ser acompanhado até mesmo por aqueles que moram distantes e querem fazer parte das últimas homenagens a alguém querido. Acompanhe e entenda melhor tudo isso.

Afinal, como funciona o velório online?

Infelizmente, as vítimas do novo coronavírus, o Covid-19, podem abrigar o vírus dentro do seu organismo mesmo após a morte. Por isso, as autoridades não permitem o velório tal como o conhecemos. As restrições e protocolos visam proteger os funcionários dos serviços funerários, parentes e amigos do falecido e restringir o contágio.

Durante a Pandemia, os falecimentos devido a outras causas continuaram a ocorrer, seguindo normas restritivas. O tempo foi reduzido, bem como a circulação de um grande número de pessoas. Foi neste contexto que o velório online ganhou espaço.

A tecnologia digital torna possível mais esta facilidade na vida das pessoas. Elas querem ter a oportunidade de estar presentes, mesmo que virtualmente, no funeral de entes queridos e importantes. Por conta disso, cada vez mais funerárias do mundo todo estão oferecendo este tipo de serviço aos seus clientes.

O velório online nada mais é que a transmissão, ao vivo, das cerimônias que envolvem o tradicional velório. Estejam onde estiverem, todos podem participar tendo uma sensação boa de união em um momento difícil. Tudo ao vivo e não somente assistindo a um vídeo gravado durante o evento.

Em tempo real

Publicar online é diferente de mandar um vídeo para os interessados após serem concluídos todos os procedimentos. Tudo é feito e acompanhado em tempo real. Podem haver alguns segundos de atrasos comuns em todas as transmissões ao vivo, mas nem são perceptíveis.

Na prática, a funerária instala uma câmera no local do velório, que vai gravar tudo,  possibilitando assim que a cerimônia possa ser vista por quem receber a permissão para acompanhar à distância.

É possível transmitir ao vivo para um número amplo de pessoas, mas quem autoriza ou não, a participação é a família. Os autorizados recebem um link para acessar e, por uma questão de segurança, é preciso colocar uma senha.

Entenda porque é importante contar com familiares e amigos no momento de dor

Fundamental aqui lembrar que quem perde um ente querido, independentemente da causa, se sente desamparado com muita tristeza, dor, angústia e incertezas. Poder contar com o apoio e a presença de familiares e amigos é uma forma de elaborar melhor a ocorrência e preservar a saúde mental.

As soluções digitais aproximam as pessoas que estão longe fisicamente, evitando que as famílias enlutadas passem sozinhas por estes momentos. Um velório online pode contar com serviços como assinatura de livro de presença e envio de mensagens de apoio, além da transmissão ao vivo.

O velório online é, também, uma alternativa para aqueles que, mesmo morando perto, têm algum impedimento para deslocamento. Por exemplo, pessoas acamadas, com dificuldades de locomoção ou empecilhos de mobilidade.

A presença virtual minimiza a solidão, estreita laços amorosos e promove na família uma sensação positiva na medida em que observa o quanto a pessoa que parte foi importante para os demais com quem também conviveu.

Participar de um velório é mais um jeito de honrar a memória de quem se vai e contribuir para que as várias fases do luto sejam vivenciadas com mais tranquilidade, facilitando a aceitação.

Agora que você conhece a opção de velório online, leia também nosso artigo sobre o programa de fidelidade do Grupo São Judas Tadeu

Você e sua familia vivendo com tranquilidade

Já conhece o Plano São Judas Tadeu?
Deixe seus dados que entraremos em contato com você, para tirar suas dúvidas.