Flores no velório: Você conhece o significado?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Em todos os velórios, as flores estão presentes. Este é um costume  antigo que vem se mantendo ao longo do tempo na hora de homenagear um ente querido que partiu. Você sabia que as flores começaram a ser levadas para amenizar o odor ruim dos corpos em decomposição? Afinal, qual o significado da coroa de flores hoje em dia? Vamos ver mais sobre isso hoje.

Significado das flores nos velórios

Alguns especialistas defendem que o costume de ornar as sepulturas com flores remonta a milênios. Cerca de 14 ou 15 mil anos. Eles relatam que era comum usarem hortelã,  sálvia e outras plantas de aroma delicado. Sinais de células destes tipos de vegetais já foram encontrados em cavernas, terraços e outros lugares que são objetos   de estudo dos arqueólogos.

Mais do que um sinal de respeito e carinho, as plantas e flores inicialmente eram usadas para disfarçar o odor ruim que exalava dos cadáveres em decomposição. Outro dado científico interessante é que as plantas em flor acionam mecanismos que despertam emoções sociais positivas nas pessoas. Vem daí o seu uso em eventos sociais, não somente em velórios – que é nosso assunto aqui -, mas também em festas como casamentos e aniversários.

Fato é que no velório e no sepultamento, as flores simbolizam beleza, frescor e cor, provando o ciclo da vida, por meio de sua singeleza durante estas cerimônias. Ao mesmo tempo, elas também lembram a todos a fragilidade da vida e seu caráter temporário.

Coroa de flores: Um gesto de amor

Quem envia uma coroa de flores a um velório quer demonstrar seu apreço, dor e respeito pelos que partem, tentando também confortar os familiares com este gesto de amor. Normalmente, as coroas fúnebres são circulares, representando assim a eternidade. Este conceito é muito disseminado na religião católica que prega que a morte é um momento de transição para a nova vida que começa depois da morte e para a eternidade.

A forma circular está diretamente relacionada, também, à ideia de infinito. É como se a presença do falecido fosse se manter na saudade por todo o tempo. As flores mais usadas nas coroas fúnebres são:

Rosas

Símbolo universal do amor e brancas, são associadas à inocência. Já as vermelhas representam o amor profundo;

Crisântemo

Representa a luz da esperança e vem associada à compreensão dos limites da vida;

Lírios

Representa o regresso à inocência e a paz. Quando escolhidos na cor branca servem às cerimônias fúnebres de crianças;

Cravos

Os cravos vermelhos são usados para representar a ideia de viver para a pessoa amada. Os roxos simbolizam solidão e os brancos, a inocência e pureza;

Miosótis

As pequenas flores azuis remetem à fidelidade e à lembrança, ideais para a despedida de quem amamos;

Saudade

A saudade, também conhecida por flor-de-viúva, nos seus tons arroxeados têm tudo a ver com despedida;

Violeta

Estas significam fidelidade eterna, paz e lealdade, sendo que as brancas significam promessa;

Margaridas

São como uma declaração de amor e estão associadas à boa lembrança;

Perpétua

As perpétuas roxas transmitem a mensagem de “para sempre” nos momentos tristes.

Formatos e recomendações

Além das coroas em forma circular, também existem aquelas em formato de coração. O hábito de usar flores nos velórios e enterros está presente nas cerimônias fúnebres do Brasil e de vários países do mundo.

Outra dica importante sobre este tema, é sobre algum amigo da família enlutada anotar todos os nomes de pessoas e empresas que enviaram coroas de flores ao velório e,  posteriormente, entregar aos familiares.

Este é um ato gentil e faz com que eles saibam quantas homenagens o falecido recebeu. Porque, no momento do velório, a dor é tamanha que, às vezes, estas informações passam despercebidas.

Para saber mais sobre temas relacionados a cerimônias, superação do luto, culturas, cremação, entre outros, continue acompanhando nosso blog Dor e Cura.