Seguro funeral, assistência e auxílio: Entenda cada um!

Sempre que acontece um falecimento de uma pessoa da família, além de toda dor envolvida, é preciso administrar as questões relacionadas ao funeral. Elas vão desde velório e enterro até traslado do corpo, documentos, etc. Nestas horas, o ideal é contar com a cobertura de um auxílio funeral ou de uma assistência funeral. Vamos entender melhor tudo isso e sua relação com o seguro funeral? Acompanhe!

Seguro funeral: Do que se trata?

No seguro funeral, existem algumas diferenças importantes entre os chamados “auxílios” e “assistências”. Quando uma pessoa adquire um seguro funeral que engloba o auxílio funeral, ela ganha o direito de ter o reembolso dos serviços feitos por qualquer empresa que ela escolha.

Já quando o seguro funeral compreende a assistência funeral, há uma plataforma de atendimentos que deve ser acionada no momento do óbito. Esta plataforma vai direcionar o serviço a uma empresa cadastrada e não dá direito a reembolso.  Esta é a diferença básica, mas há outras. Continue a leitura!

Tirando dúvidas

Entender bem do que trata um e outro tipo de cobertura é fundamental antes de adquirir um plano.  É comum que a falta de conhecimento para lidar com aspectos como a contratação de uma funerária, escolher o caixão mais adequado, decidir sobre o transporte do corpo e outros detalhes do sepultamento cause diversos transtornos. Entre eles, a falta de dinheiro para arcar com tudo e ainda os problemas causados por decisões equivocadas.

Esses serviços citados geralmente são contratados como adicionais nas apólices de seguro de vida. Eles ainda podem ser  encontradas em outros tipos de seguros como, por exemplo, condominial, residencial e empresarial. Pesquise se entre os seguros que você já tem, há estas coberturas.

Afinal, este é um  benefício que faz toda a diferença na ocasião de falecimento de algum familiar. E você deve ficar atento a todas as cláusulas antes de acionar os serviços.

Auxílio funeral: O que é?

Auxílio funeral é uma cobertura que o mercado oferece garantindo o reembolso dos gastos referentes ao funeral em caso de morte de uma pessoa. Este tipo de auxílio pode ser contratado por meio de duas modalidades:

  • Individual, no qual somente o contratante será assistido;
  • Familiar, no qual a cobertura será estendida ao cônjuge,  companheiro(a) e aos filhos com idade até 18 anos ou até 24 anos, se estudantes universitários.

Nestes dois tipos de cobertura, a escolha da empresa que irá prestar o serviço é livre. Desta forma, o contratante será o responsável por contratar o serviço diretamente com o prestador que melhor lhe atenda. Caberá a ele, também,  supervisionar a execução de todos os itens contratados.

Para conseguir o reembolso das despesas referentes ao funeral, será preciso mandar todas as notas fiscais emitidas pelas empresas de prestação de serviços escolhidas para a seguradora.

De acordo com as condições contratuais, o reembolso do pagamento será efetuado aos beneficiários ou a quem assumiu os gastos, não podendo ultrapassar o valor limite de indenização estabelecido na apólice.

Assistência funeral: Entenda!

A assistência funeral é uma cobertura complementar ao seguro. Nesta modalidade, o contratante não tem direito ao reembolso e nem de escolher qual será a prestadora dos serviços. Estes itens serão realizados por empresas indicadas pela seguradora.

A cobertura neste caso também pode ser contratada na modalidade individual ou familiar e se estender aos dependentes. Aqui, a seguradora é responsável pela supervisão das atividades e pela garantia da qualidade. Isto deve estar no contrato.

Agora que você conhece os termos e está pensando em contar com um plano de assistência funeral, conheça hoje mesmo o do Grupo São Judas Tadeu

 

COMENTÁRIOS