Associados do Planos de Assistência Funeral tem muito mais benefícios. Faça seu login ou solicite seu cartão de benefícios

Funerária

R. Coronel Fagundes, 191

Atendimento

49 3566 1749

Perda de um animal de estimação: A importância do apoio

Há muito as pessoas deixaram de ter um animal de estimação para simplesmente deixá-lo solto no quintal ou guardando a casa. Hoje eles são considerados por muitos como membros da família, recebem e doam amor e atenção como se fossem realmente filhos ou irmãos. A relação entre donos e seus pets é tão forte, que a perda de um animal de estimação pode gerar forte impacto e dor.

Quem não tem esse tipo de relacionamento com um animal pode não entender o amor e a cumplicidade envolvidos. E, portanto, às vezes, até faz pouco caso de quem sofre a perda de um animal de estimação.

Não cabe aqui julgar este tipo de relacionamento ou se o animal é ou não tratado como gente. O que importa é o significado que ele tem para seu dono e para a família. Cada pessoa tem uma forma diferente de apego e de tratamento para com o seu animal de estimação.

Alguns são a companhia que falta em casa, outros são a distração, outros a brincadeira e muitas vezes até são a terapia. Depende de como cada um se envolve emocionalmente na hora da perda de um animal de estimação.

O envolvimento com um bichinho de estimação gera inclusive alterações na rotina da casa e das pessoas. Afinal, eles exigem alimentação especial, cuidados de higiene e saúde, educação, fatores que exigem atenção e tempo de quem cuida do seu animal. A ruptura abrupta desta rotina, decorrente da perda do animal, também causa dor e sofrimento.

A dor da perda de um animal de estimação

Perder um companheiro de anos, de convívio e que se ama, invariavelmente resulta em dor e tristeza. Mesmo que esse companheiro seja um animal de estimação. Para seu dono, ele era muito importante e sua falta será sentida em forma de luto.

A causa da perda de um animal de estimação pode influenciar no grau de sofrimento. Se o animalzinho já estava doente, se foi um acidente, se precisou ser sacrificado ou se o dono presenciou a morte, ou até mesmo, se foi roubado ou fugiu. O fato da perda poder ter sido evitada, como nos casos de roubo ou fuga, pode trazer ainda mais dor e o sentimento de culpa ao dono.

Pessoas que sofrem com o luto pela perda de um animal de estimação precisam de compreensão e apoio de seu grupo de relacionamento. Da mesma forma que alguém que perdeu um ente querido necessita.

As reações relativas à perda de um animal de estimação demonstram o forte apego envolvido. O luto pela perda do bichinho iguala-se a dor da perda de uma pessoa próxima. O processo de luto é o mesmo e envolve angústia, dor e os sentimentos que surgem no momento de despedir de alguém que se ama.

Este luto pode gerar depressão, isolamento e tristeza profunda. E por isso, merecem apoio e consolo de quem está ao redor.

As crianças e a perda de um animal de estimação

No caso de crianças que sofrem com a perda de um animal de estimação da família, podem ocorrer reações de dúvida, tristeza e estranheza. Este pode ser o primeiro contato da criança com a morte. Ela pode não entender porque o seu companheiro de brincadeiras morreu.

Este pode ser o momento para ensinar as crianças a respeito da morte. Explicar que elas podem sofrer com isto e que o sentimento de tristeza pela perda deve ser respeitado, além, de deixar claro de que ela não teve culpa nenhuma no fato.

As crianças devem ter a chance de participar deste momento, despedir-se do animal se for possível, participar dos rituais que venham a existir. Este é um momento familiar importante de aprendizagem sobre convivência e que pode servir para alicerçar experiências futuras de sofrimento e perda.

Seja qual for o motivo da perda do animal de estimação, a dor e a tristeza de quem sofre com isso devem ser respeitadas e apoiadas.

Achou o texto interessante? Então compartilhe agora mesmo com seus amigos.

 

plugins premium WordPress

Preencha com seus dados para baixar este material: