Por que músicas marcam momentos na vida das pessoas?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A música está presente em muitos momentos de nossa vida. Existem pessoas que não vivem sem música. Até para trabalhar gostam de estar acompanhadas do ritmo musical que apreciam. Com esta presença forte, algumas músicas marcam momentos especiais em nossas vidas: romance, alegria, conquistas e, principalmente, saudade.

Muitas nos remetem a momentos em que vivemos junto às pessoas que amamos. E não é de hoje que a música faz parte da nossa vida. Já na Idade Média, algumas civilizações utilizavam a música para curar, aumentar a produtividade e manter as pessoas no mesmo ritmo de trabalho. Interessante, não é mesmo?

Como a música influencia a nossa vida

A música pode influenciar nosso sentimento e até mesmo mexer com nosso organismo. Ela pode trazer uma série de sensações positivas, como euforia, tristeza, saudade e até mesmo ansiedade.

Essa influência acontece porque nosso corpo reage ao ritmo da música e as suas vibrações podem alterar o humor e o estado de espírito de quem ouve. Despertando assim, emoções que têm efeito sobre o funcionamento do corpo e mente em geral.

Existem estudos e teorias nesta área que buscam comprovar alterações que ocorrem em órgãos e células no momento em que a música libera algum tipo de emoção.

Ciências como a Musicoterapia e a Biodança estudam a fundo estas teorias e mostram a música como um fator que tem grande interferência em nossa vida, tanto na questão de sentimentos, quanto das reações do corpo.

Neurologistas conseguiram explicar porque nos lembramos de pessoas ou lugares quando ouvimos determinadas músicas. A música ativa diferentes funções cerebrais, que despertam sentimentos bons ou ruins.

Músicas provocam sensações boas e ruins

Com ajuda de um scaner com imagens de ressonância magnética foi feito um mapeamento da atividade cerebral em alguns voluntários. Foram mesclados vários gêneros musicais, sendo que os pacientes ouviram seis músicas, onde uma delas era sua favorita.

Desta maneira, foram mapeadas as sinapses que a música provocava em cada paciente ao serem ouvidas.

Já se descobriu que músicas tranquilas diminuem o ritmo dos batimentos cardíacos e acalmam a mente, transmitindo sensação de tranquilidade. Por outro lado, constatou-se que músicas fortes e agitadas aceleram os batimentos do coração. Existem casos, inclusive, em que a música pode trazer mal-estar e ansiedade.

Com isso se conclui que a música tem a capacidade de alterar processos fisiológicos e liberar hormônios que alteram sensações boas e ruins. E não é a letra da música que causa essa influência, mas sim seu ritmo, batidas e acordes.

Músicas marcam momentos

A música também marca nossas memórias e experiências que tivemos no momento em que eram ouvidas. Podendo, como vimos, ser lembranças felizes, tristes ou saudosas.

É bastante comum associarmos alguma música a lembrança de pessoas que nos são queridas. A primeira música que o casal dançou juntos pode ficar marcada para sempre na vida deles.

A música que a mãe cantava para o filho dormir pode trazer para sempre o conforto da lembrança. Ouvir a música que nos lembra alguém pode gerar sentimentos de alegria por termos vivido juntos um momento feliz ou de saudades por alguém que já partiu.

É muito comum nos lembrarmos de alguém quando ouvimos uma música que sabemos que essa pessoa gostava ou que estava sempre cantando. São marcas deixadas em nossa memória e coração.

Uma boa lembrança de quem já partiu

O luto por alguém que partiu, nos causa dor e muitas vezes nos leva a ouvir determinadas músicas só para nos lembrarmos da pessoa amada que já não está mais conosco.

Faz parte da superação saber como vivenciar as fases do luto. E a lembrança despertada por uma determinada música pode nos trazer a presença da pessoa por alguns instantes.

A saudade, palavra que só existe na língua portuguesa, é cantada em diversas músicas. E também é, na maioria das vezes, o motivo pelo qual escolhemos ouvir determinado tipo de música.

Se você gosta de músicas que marcaram vidas, épocas e que falam de saudade, vai gostar da seleção desta playlist que criamos. Confira!

Você também pode colaborar com a nossa playlist levando em conta as músicas que marcaram momentos especiais na sua vida.

Você e sua familia vivendo com tranquilidade

Já conhece o Plano São Judas Tadeu?
Deixe seus dados que entraremos em contato com você, para tirar suas dúvidas.