Saiba mais sobre Alzheimer com o filme Para Sempre Alice

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Doenças como Alzheimer são uma dupla batalha. Sofre o paciente e também os seus entes queridos. E pensando em ajudar nessa questão tão difícil, hoje vamos indicar o filme Para Sempre Alice. Entendendo melhor a doença, fica um pouco mais leve lidar com ela.

O filme conta a história da renomada professora de linguística Alice Howland, interpretada pela atriz Julianne Moore, que ganhou o Oscar por esta sua atuação e mais outros 29 prêmios de cinema. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan.

Ela é então, diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a força dela e de seus familiares, em especial do seu marido, vivido pelo ator Alec Baldwin. O relacionamento deles se fragiliza dadas as dificuldades com a doença, enquanto que a relação com a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se estreita.

Alzheimer: Números preocupantes

Na mesma medida que cresce a população idosa no Brasil e no mundo, aumentam também os casos de doenças crônicas e incapacitantes, entre elas o Mal de Alzheimer. Você sabia que a partir dos 65 anos, a pessoa tem mais chances de desenvolver a doença? É fato. A partir desta idade, o risco duplica.

No Brasil, há mais de 1,2 milhão de pessoas com a doença. E o mais triste: apenas 50% delas está em tratamento. A cada ano que passa, 100 mil novos casos são notificados. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, a estimativa é que até 2030, dobre o número atual de casos.

Já a OMS – Organização Mundial da Saúde – estima que até 2050, os casos de Alzheimer aumentem em cerca de 500% em toda América Latina. No mundo, aproximadamente 46,8 milhões de pessoas têm Alzheimer. Diante destes números, quanto mais informação, melhor!

O que é Alzheimer?

O Alzheimer – nome também do psiquiatra alemão que reconheceu a doença neurodegenerativa – é caracterizado pelo progressivo e irreversível declínio das funções intelectuais. Sintomas como:

  • Perda de memória;
  • Pensamento abstrato;
  • Desorientação no tempo e no espaço;
  • Incapacidade de realizar atividades simples do dia a dia;
  • Dificuldade para aprender;
  • Distúrbios da linguagem;
  • Problemas de comunicação…

Podem indicar a presença da doença. Estes sinais normalmente vão sendo desenvolvidos lentamente e pioram com o passar do tempo.

Sendo a principal razão de demência na terceira idade, a Doença de Alzheimer pode surgir em todas as pessoas, independentemente do nível sócio-econômico-cultural.

A presença da família

Da mesma forma como o filme Para Sempre Alice relata, a família deve ficar bem atenta e disponível ao notar os primeiros decréscimos de alguma capacidade do familiar. Isso vale tanto em relação à perda de memória – principalmente sobre fatos recentes – até as relacionadas às dificuldade de realizar tarefas, lembrar de palavras ou outros problemas de linguagem.

O Mal de Alzheimer ainda não tem cura. As pesquisas nesta área têm avançado e vários medicamentos vêm sendo estudados. A maioria poderá, provavelmente, estacionar a doença que, geralmente, passa pelos estágios inicial, moderado, avançado e terminal.

Somente o médico especialista pode dar o diagnóstico do Alzheimer e recomendar o tratamento mais adequado para cada caso e os respectivos remédios.

O SUS – Sistema Único de Saúde – oferece à população, através do Programa de Medicamentos Excepcionais, a rivastigmina a galantamina e o donepezil, remédios que, como já dissemos, não curam mas impedem a evolução da doença. Os dados são do Ministério da Saúde e da Associação do Alzheimer.

Prevenção

Quanto à prevenção, os especialistas afirmam que a prática regular de exercícios físicos e a dieta saudável ajudam a prevenir a doença.

O que o filme tem a ver com isso?

Assistindo Para Sempre Alice você vai ter dicas preciosas sobre como a doença avança. Vai entender como o portador do Alzheimer se sente e qual o papel da família. Além de ver a atuação da atriz principal, que dá um show!

Gostou do artigo? Então conheça o nosso blog, onde temos várias outras dicas de filmes, como o filme P.S Eu te Amo!

Você e sua família vivendo com tranquilidade.

Já conhece nosso Plano de Assistência Funeral?
Deixe seus dados que entraremos em contato com você, para tirar suas dúvidas.

Você e sua familia vivendo com tranquilidade

Já conhece o Plano São Judas Tadeu?
Deixe seus dados que entraremos em contato com você, para tirar suas dúvidas.