Associados do Planos de Assistência Funeral tem muito mais benefícios. Faça seu login ou solicite seu cartão de benefícios

Funerária

R. Coronel Fagundes, 191

Atendimento

49 3566 1749

Como meditar pode te ajudar em momentos difíceis

Primeiro vem a notícia. Depois as cerimônias fúnebres. E quando a gente volta pra casa, vem a pergunta que não quer calar. E agora? Como viver sem a pessoa que se foi? A morte sempre esteve e sempre estará cercada de mistérios e dor. E durante o processo de luto, a meditação é uma forte aliada para se alcançar a superação.

Não é somente neste tipo de situação que a meditação contribui para o bem-estar. Meditar pode te ajudar em momentos difíceis que não diretamente relacionados à perda de alguém.

Afinal, aquietar a mente, relaxar, ficar um tempo olhando apenas para o seu interior faz bem em qualquer tempo, principalmente quando é preciso dar valor para o agora e combater a ansiedade, os medos e os pensamentos negativos e recorrentes.

Prática milenar busca pela serenidade

Não é de hoje que a meditação é praticada. Seguramente, também não se trata de um modismo. A prática é muito antiga, remontando às tradições orientais. Mais presente no Budismo e na Yoga, o ato de buscar serenidade por meio da meditação é adotado pelo Islamismo, Judaísmo e Cristianismo.

Se você perdeu alguém, lembre-se que quanto mais você se isolar, maior a sensação de solidão e tristeza. Por isso, recomenda-se a companhia de familiares e amigos. Eles podem ajudar na aceitação e superação da perda.

Mas ficar só e ter momentos para meditar também é um caminho que traz conforto e tranquilidade ao processo de luto. Entre outros benefícios, fazer meditação promove a manutenção da saúde física, espiritual e mental. Vamos aprender como praticar?

Como meditar para ajudar em momentos difíceis: Passo a passo

  • É natural que em algum momento da vida teremos que lidar com a morte de um ente querido. Criar uma rotina de meditação para a fase de luto é uma ótima opção de ajuda para esses momentos. A prática é uma forma de transformar as emoções negativas geradas pela perda em bons sentimentos.
  • A meditação deve ser feita numa posição confortável. Veja se no seu caso, o melhor é ficar deitado, em pé, sentado ou até andando. Muitos preferem adotar a chamada posição de lótus indiana, ou seja, sentado com as pernas cruzadas e os pés em oposição às coxas.
  • Pode ser usada uma vela acesa, um aroma agradável de incenso ou flores naturais e uma música calma. Os mantras também são ótima companhia para esses momentos. Rezar como sugere a tradição cristã também é uma forma de meditação.
  • A duração da meditação pode variar de alguns minutos até uma hora. O importante é que você se esforce ao máximo para tranquilizar sua mente e dar espaço somente para pensamentos positivos. Se precisar ir ao banheiro ou comer algo leve, faça-o antes de começar a meditar.
  • Não se distraia com notificações de celular, rádio ou TV. Se blinde de ruídos externos. Concentre-se totalmente na meditação sob as luzes apagadas ou bem baixas.
  • Fuja de roupas que apertem ou sejam desconfortáveis. Nem o frio ou calor devem interromper seu estado meditativo. Use roupas soltas e retire acessórios como óculos, chaves nos bolsos e bijuterias.
  • Experimente uma ou mais almofadas, principalmente se for meditar sentado ou deitado no chão. Foco na sua própria energia, mantendo uma postura reta e abrindo espaço para esta energia fluir.
  • Concentre-se na sua respiração, no inspirar e expirar! Sinta o ar entrando no nariz, preenchendo totalmente seus pulmões e depois saindo lentamente. Quando você fizer isso de forma consciente, vai notar que os pensamentos negativos vão pouco a pouco desaparecendo.
  • Os pensamentos podem voar e teimar em ocupar sua mente. Obrigações do seu trabalho, suas contas a pagar, compromissos e os problemas em geral devem ser banidos da sua mente enquanto você estiver meditando.
  • Esforce-se neste sentido. Para algumas pessoas, a contagem da respiração ajuda bastante a evitar que os pensamentos se dispersem.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e saiba também Como Aproveitar os Bons Momentos da Vida ao Lado de Quem se Ama!

Preencha com seus dados para baixar este material: