Filme Antes de Partir: Uma lição de vida e otimismo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Assistir a bons filmes que nos trazem mensagens positivas é boa opção para quem está na fase de superação de um luto. O filme Antes de Partir se encaixa nesta categoria.

A dor pela perda de alguém que parte desta vida é inevitável. Se amávamos, vamos sentir falta e uma saudade que dói no peito. Se não podemos mudar a realidade, nos resta ao menos tentar administrar nossos sentimentos. 

Com a facilidade que a tecnologia nos trouxe de podermos assistir a filmes novos e mais antigos na hora mais adequada e onde quisermos, é possível escolher alguns títulos que mais nos fazem bem, dependendo do momento de vida que estamos passando. O mesmo ocorre com os livros.

Seja no cinema mesmo ou no Netflix e em outras plataformas, o importante é optar pelas produções que carregam positivismo. Principalmente, se estamos vivendo situações difíceis, como a perda de alguém. O filme Antes de Partir é nossa dica de hoje. 

Filme Antes de Partir e a reflexão sobre o sentido da vida

Produção de 2008, o filme Antes de Partir é considerado um drama, uma comédia e, ao mesmo tempo, uma aventura. Com direção de Rob Reiner – o mesmo de Louca Obsessão, Conta Comigo, Harry e Sally Feitos um Para o Outro e O Lobo de Wall Street – e os astros Jack Nicholson e Morgan Freeman no elenco, o filme é uma delícia de assistir. 

Ao trazer uma reflexão sobre o sentido da vida, o roteiro ajuda a gente a ter novas perspectivas frente à finitude implacável. A dupla de personagens principais tem a oportunidade única de rever muitos aspectos da vida terrena. É isso que faz a gente notar que a vida não é feita só de tristezas, mas de muitas coisas boas também. 

Em resumo, a história é sobre Carter Chambers (Morgan Freeman), um homem casado que há 46 anos trabalha como mecânico. Ele está internado em um hospital passando por tratamento experimental para combater seu câncer. Por conta disso, se sentiu mal no trabalho. 

Lista de desejos é ponto inicial de uma série de aventuras

No mesmo quarto conhece Edward Cole, interpretado por Jack Nicholson. Este é um rico empresário dono do próprio hospital, no qual sempre pregou que os quartos deveriam ter dois leitos para ser viável financeiramente. 

Mesmo desejando um quarto só para si, acabou ganhando um companheiro. Edward também está com câncer e depois de uma cirurgia fica sabendo que tem poucos meses de vida. 

Carter, por sua vez, resolve escrever uma lista de desejos, como um antigo professor de filosofia de faculdade recomendou como trabalho há muito tempo. A relação é sobre o que ele deseja fazer antes de morrer. 

Edward propõe, então, que eles façam juntos esta aventura. Eles fogem do hospital em longa viagem pelo mundo, aproveitando seus últimos meses de vida ao máximo.

Aceitar a morte com mais tranquilidade

Talvez você deve estar se perguntando: “o que tudo isso tem a ver com o meu luto?” É que quando testemunhamos os demais aspectos que envolvem a perda de alguém, somos tocados por outros sentimentos que não a dor, a saudade e a tristeza profunda. Recebemos novas inspirações que ajudam a aceitar a morte com mais tranquilidade.

O filme Antes de Partir vai te orientar no sentido de honrar a vida e viver plenamente, apesar da saudade de quem partiu. Vai trazer um aprendizado importante na medida em que você poderá se colocar no lugar dos personagens e, quem sabe, também fazer uma lista de desejos e cumpri-los na medida do possível, sem esperar estar numa cama de hospital.

Depois de curtir o filme, tente responder perguntas como “o que eu quero da minha vida daqui pra frente?”; “quais minhas principais vontades e o que posso fazer para atendê-las agora?”; “quando realizarei os desejos que sempre tive?”; “o que eu quero mudar na minha vida hoje?” 

Bom filme e aproveite que você está tentando superar o luto e leia também nosso artigo Aprenda a Viver o Agora e Seja Feliz!