Uma das melhores formas de se alcançar o bem-estar é viver o agora, aproveitando ao máximo o tempo presente. Mas isso não é tão fácil quanto pode parecer. Porque temos dificuldade em entender o poder do agora. Vamos saber mais sobre isso?
Nossa existência, resumidamente, implica em nascer, viver e morrer. Simples assim… São as experiências acumuladas nestas três etapas que enriquecem nossa vivência. E, quanto melhor soubermos aproveitá-las, melhor viveremos.
Consciente ou inconscientemente, nosso modo de pensar costuma funcionar em função do que já vivemos ou do que ainda iremos viver. Sempre comparando os problemas que tivemos no passado com os atuais e com os possíveis problemas que podemos ter no futuro.
Resultado deste comportamento: Não resolvemos os problemas passados, não vivemos o presente “de bem com a vida” e nem melhoramos nosso futuro com novas soluções.
Viver o agora: Difícil mas não impossível
Precisamos nos acostumar a compreender e a valorizar o poder do tempo presente. Para isso, devemos nos esforçar profundamente para treinar o nosso pensamento a nos conduzir a viver o agora o mais plenamente possível. E isso somente é possível com muita compreensão e perseverança.
Costumamos falar que tudo na vida vai e vem, mas quando falamos de passado temos dificuldade para entender que ele não volta. Já foi, passou e acabou. Não existe mais e não adianta tentar alterá-lo. Por mais que julguemos ter errado em algum ponto.
Se não vamos conseguir tê-lo de volta ou voltar atrás, por que não aproveitar o que aprendemos com o erro numa melhor oportunidade de acerto nas nossas ações do presente? Desta forma, podemos até nos preparar melhor para o futuro.
Ao aprender como o passado e convivendo bem com ele, deixamos de depender do que já foi. Isso é bom já que a dependência causa muitos problemas psicológicos, como ataques de pânico, insônia, ansiedade, depressão, enfim problemas que afetam muito negativamente nosso dia a dia.
Excesso de futuro causa ansiedade
Nem só o passado é o vilão quando o assunto é bem-estar. Quando nos preocupamos demais com a situação atual, por exemplo, com a saúde ou com algum relacionamento que estamos vivendo, como a própria palavra diz, significa “pré-ocupação”. Ou seja, nos incomodamos com algo de modo antecipado, que ainda não é real e que ainda não aconteceu.
Este processo é cada vez mais conhecido pelo nome de ansiedade. Esta tentativa de tentar antecipar uma solução para um problema ou situação que ainda não chegaram também prejudica nossa saúde mental e, consequentemente, a saúde física.
Há uma frase de Sêneca – filósofo do Império Romano – que ilustra bem a inutilidade da preocupação em excesso e a consequência de não saber viver o agora: “O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário”.
Para o futuro, portanto, trace metas e faça um bom planejamento. Isso sim pode evitar desgastes desnecessários. Porque com planejamento e organização, será possível melhorar as possíveis soluções quando os problemas e as mudanças de fato aparecerem.
O poder do agora
Viver o agora e aproveitar plenamente o presente e o dia de hoje é a melhor forma de ter uma vida saudável e produtiva. Porque já aprendemos com o passado e podemos simplesmente sonhar com o futuro.
Baseado em certos exemplos de pessoas que já conseguiram treinar o suficiente para viver o agora, é fato que uma das melhores formas para viver melhor o presente é por meio do autoconhecimento.
O ser humano é privilegiado por existir, pensar e viver com os seus apurados sentidos. Então, quando deitar para o merecido descanso, tente relaxar e aproveitar o sono.
Quando acordar, concentre-se em seu corpo e nos afazeres do dia. Nas horas das refeições, aprecie o delicioso sabor dos alimentos, sem pensar no que vai fazer depois. E quando conversar com alguém preste muita atenção no que a pessoa diz, sem ficar imaginando o que vai retrucar.
Afinal, se o “presente” não fosse o melhor tempo da nossa vida, ele não teria este nome, não é mesmo?
Para ler mais artigos sobre viver bem, continue acompanhando nossos artigos!