Associados do Planos de Assistência Funeral tem muito mais benefícios. Faça seu login ou solicite seu cartão de benefícios

Funerária

R. Coronel Fagundes, 191

Memorial e Crematório

R. Ângelo Albiero, 321

Atendimento

49 3566 1749

Como consolar quem perdeu alguém: Superando constrangimento

Compartilhar a dor da perda de um ente querido, muitas vezes, pode nos deixar confusos e sem saber como consolar quem perdeu alguém. Que palavras dizer em um momento tão difícil? Como ajudar e demonstrar solidariedade? Nessas horas ficamos sem saber como agir e, se você já passou por isso, deve estar entendendo o que estamos dizendo.

Mas devemos ter em mente a necessidade do outro em receber apoio e consolo. Diante de uma situação tão difícil e triste, muitos preferem se afastar, não por mal, mas porque realmente não sabem como chegar até a pessoa enlutada e se fazer presente, sendo útil e levando conforto.

Outros preferem aguardar algum tempo após o falecimento para, então sim, resolver como consolar quem perdeu alguém. A aproximação desta forma também leva consolo ao familiar enlutado, de uma forma mais tranquila.

E também ajuda porque passado o momento de velório e sepultamento, menos pessoas se aproximam de quem perdeu alguém e, por isso, pode estar se sentindo só.

Como consolar quem perdeu alguém

Sem dúvida, um falecimento pode ser um momento constrangedor. Mas é preciso coragem e empatia para se colocar no lugar do outro e superar o constrangimento. Num momento de dor como esse, um abraço acolhedor pode ser a melhor maneira de consolar um coração enlutado.

A simples presença e a disponibilidade em ajudar de alguma forma, nem que seja para segurar a mão, pode trazer mais alívio do que muitas palavras. Quem está sofrendo a dor da perda, no momento não consegue nem mesmo assimilar as palavras que estão sendo ditas, mas com certeza sentirá conforto em ter ao seu lado pessoas que a amam e se preocupam com ela.

É importante ter cuidado com as palavras ao consolar quem perdeu alguém. Procurar usar frases positivas, mostrando a pessoa que ela não está sozinha, que você reconhece a dor, que está sofrendo com ela e que está disposto a ajudar no que for necessário.

Cuidado com o que diz

Muitas pessoas, sem saber o que dizer, acabam piorando ainda mais a situação usando palavras que não são apropriadas para o momento. Por exemplo, dizer para a pessoa não se sentir mal e levar em conta o tempo que passaram juntos.

Ou que o tempo cura e que ela pode encontrar outra pessoa para tomar o lugar de quem faleceu. Quem está sofrendo a dor da perda não quer saber disto no momento.

Podem ainda ser encontradas formas bem práticas de como consolar quem perdeu alguém. Por exemplo, auxiliando nas atribuições do velório, ajudar a servir café, providenciar água ou acomodação para algumas pessoas.

Se houver crianças pequenas envolvidas, pode-se ajudar a cuidar delas ou entretê-las. Livrar a pessoa enlutada destes detalhes pode ser uma grande ajuda neste momento difícil.

Desabafo e lembranças

Você ainda tem dúvida sobre como consolar alguém? Sabia que, algumas vezes, basta apenas saber ouvir? Diga que não sabe o que falar, mas, que está disposto a ouvir e deixar que a pessoa enlutada fale da sua dor, da perda, de como era a vida ou o relacionamento com quem partiu. Esse desabafo e as lembranças ajudam bastante a amenizar a dor.

Quando não é possível estar presente no momento do sepultamento, por algum motivo específico ou porque não se sente bem, vale procurar a pessoa em outro momento e levar o consolo. Uma visita, um telefonema, o envio de um cartão bacana, tudo isso ajuda e prova para os familiares enlutados que eles não estão sozinhos.

Vencer o constrangimento e prestar consolo e apoio a quem perdeu alguém é um ato de coragem e amor, de desprendimento em favor de alguém que sofre.

Se você gostou deste texto sobre como consolar alguém, vai gostar também de saber quais as regras de etiqueta em situações de luto!

plugins premium WordPress

Preencha com seus dados para baixar este material: