Quando alguém que amamos parte para outro plano desejamos que sua cerimônia de despedida seja marcante e relembre o quanto essa pessoa era importante e amada, mas por onde devemos começar? Existem regras a serem seguidas? Vamos sanar todas as suas dúvidas explicando como realizar uma cerimônia de despedida personalizada e que cultiva as boas memórias.
O processo de compreensão e de vivência do luto começa nas cerimônias de despedida, onde familiares e amigos se reúnem para expressar seu amor, admiração e gratidão pela pessoa que partiu e dar seu último adeus.
As despedidas são carregadas de significados e marcam o encerramento de um ciclo natural da vida. Os tradicionais rituais de passagem como velório, sepultamento e cremação têm um papel fundamental, não só de homenagear, mas de auxiliar as pessoas enlutadas a compreender a ausência do ente querido.
Muitas dúvidas surgem quando o assunto é organizar uma despedida que represente toda a essência e amores de quem partiu. Por isso, é importante ter uma equipe completa de especialistas, que guie você e sua família pelo melhor caminho, respeitando suas crenças e vontades de quem partiu.
Por onde devo começar?
Existem diversas questões que precisam ser consideradas e analisadas na hora de organizar e realizar a cerimônia de despedida, que vão desde rituais ligados à crenças até questões legais e preferência pessoais. Pensando nisso, separamos 06 dicas para você. Confira:
1. Respeite as preferências de quem partiu
Sabemos que esse é um assunto delicado e pouco debatido nas rodas de conversa entre família e amigos, mas é importante entender o que faz sentido e se encaixa com as crenças e gostos de quem partiu, para realizar a cerimônia de despedida.
É importante entender se o ente querido gostaria de ser sepultado ou cremado, além de entender se gostaria de alguma cerimônia religiosa, ligada a suas crenças e tradições e também saber se essa pessoa tem algum hobbie ou profissão emblemático que poderia ser evidenciado na cerimônia, além de entender quais são suas flores preferidas e ornamentos que poderiam manter viva sua memória.
2. Defina o local da cerimônia de despedida
Para essa definição, uma questão deve ser levada em consideração: qual era o nível de importância e de significado dessa pessoa dentro da comunidade?
Essa análise deve ser feita, para que os espaços comportem todas as pessoas que prestarão suas últimas homenagens. Em casos de celebridades ou de membros atuantes da comunidade, é importante que os locais sejam grandes e arejados ou que a cerimônia ocorra em mais de um dia.
Nos exemplos de Pelé, Rainha Elizabeth e Papa Bento XVI as cerimônias além de seguirem protocolos especiais, ocorreram por vários dias, nesse caso é necessário que a preparação do corpo seja realizada de maneira assertiva com tanatopraxia e outros cuidados.
3. Fique atento à documentação
Existem termos legais e burocráticos que devem ser seguidos à risca antes de uma cerimônia de despedida, como a assinatura de dois profissionais da saúde no atestado de óbito e declaração de vontade, assinada em vida, no caso de cremação.
4. Comunique amigos e familiares
Muitas pessoas desejarão dar o último adeus a quem partiu, por isso comunique familiares próximos e distantes, amigos íntimos, colegas de trabalho e de atividades artísticas, esportivas ou recreativas sobre data, horário e local da cerimônia.
Hoje com a internet a nosso favor, você pode fazer um modelo de post para compartilhar em suas redes sociais e realizar uma transmissão ao vivo da despedida, através de um link do velório online, disponível em algumas empresas como o Grupo São Judas Tadeu.
5. Prepare as homenagens
Esse é o momento mais emblemático e aguardado de toda cerimônia de despedida, onde a memória da pessoa é celebrada e evidenciada através de seus hobbies, profissão ou cultura. Confira alguns exemplos:
- Discursos com o histórico e propósito de vida da pessoas;
- Orações, sempre evidenciando a crença que o ente querido praticava;
- Distribuição de flores ou velas;
- Homenagens em vídeo ou músicas;
- Chuva de pétalas, soltura de balões ou bolhas de sabão;
- Em caso de militares, salva de tiros ou cortejo no caminhão do Corpo de Bombeiros.
Contrate o Grupo São Judas Tadeu para lhe auxiliar
Neste momento delicado, nem sempre conseguimos organizar uma cerimônia personalizada da forma como gostaríamos, afinal precisamos respeitar nosso momento de luto e de processar as emoções.
Por isso é fundamental ter ao seu lado uma empresa qualificada e experiente, para te guiar durante esse processo.
Conheça a experiência de mais de 40 anos do Grupo São Judas Tadeu e entre em contato para conhecer nosso trabalho.