Conheça a importância e os benefícios do cemitério vertical

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Uma tendência forte que vem ganhando credibilidade, o cemitério vertical atende uma questão da sustentabilidade. Tem atraído atenções porque permite um modo de sepultamento diferente do tradicional. As vantagens deste conceito mais moderno não param por aí. 

O método tal como conhecemos hoje prevê que os corpos sejam sepultados abaixo do nível do solo do cemitério, apresentando riscos severos de contaminação. No cemitério vertical, o caixão é colocado em gavetas dispostas verticalmente numa estrutura construída em forma de prédio com vários pavimentos.   

Os lóculos, como são chamados os túmulos na parede vertical, são lacrados. E caso a família tenha optado pela cremação, os restos mortais são colocados no cinerário, espaço específico no cemitério vertical para este fim.

Cemitério vertical: Vantagens e benefícios

Proteção ao meio ambiente

O cemitério vertical é uma alternativa ecologicamente correta. Os cemitérios antigos têm um impacto ambiental negativo. Porque o processo de decomposição dos corpos abaixo do nível do solo libera um líquido conhecido por necrochorume, ofensivo ao meio ambiente.

Quando este líquido entra em contato com a água faz com que a mesma e os lençóis freáticos sejam contaminados. Há a presença de cheiros desagradáveis provindos da decomposição dos cadáveres. 

Odor que compromete a qualidade do ar do entorno dos túmulos. Às vezes, registra-se também a falta de manutenção nas covas. 

No cemitério vertical, esses danos são evitados com o uso de recursos mais inteligentes. Nestes espaços mais modernos, a decomposição é feita por um sistema anaeróbico. Ou seja, utilizando oxigênio dentro das gavetas.

Por meio de um canal especial para este fim, há sempre oxigênio circulando entre as gavetas. Através dele, a maioria dos gases tóxicos é eliminada. Os que são lançados na atmosfera, já estão purificados. 

Desta forma, a decomposição no cemitério vertical não oferece riscos à natureza e nem afeta o meio ambiente.

E por este método, o processo de decomposição dos corpos se dá num período de 6 a 8 meses. Enquanto que no sepultamento tradicional, a decomposição demora, aproximadamente, 3 anos. 

Mais espaço e economia

Outro fator positivo é que este tipo de construção elimina o problema de falta de espaço tão comum em muitas cidades brasileiras. Afinal, o que se vê é um crescimento da população que acarreta também um aumento significativo dos níveis de mortalidade.

Números que os cemitérios tradicionais não dão mais conta de atender. Eles estão lotados e dificilmente se consegue um túmulo. E quando existe, os preços são muito altos. 

Respeito à cultura 

O cemitério vertical permite respeito à cultura de cada região e conforto aos familiares. No Ocidente e, principalmente, entre os católicos, o hábito de celebrar as datas comemorativas também junto aos entes queridos falecidos é muito enraizado.

No Brasil, temos até o 2 de Novembro, Dia de Finados, quando centenas de pessoas visitam os cemitérios. As famílias mantém a memória viva ao prestar homenagem levando flores e rezando juntos aos túmulos. 

A acessibilidade no cemitério vertical é facilitada. Já notou como nos cemitérios mais tradicionais, há bastante dificuldade de locomoção, principalmente para idosos e pessoas com necessidades especiais? 

Geralmente, os túmulos são instalados em terrenos íngremes e as calçadas entre eles são estreitas demais. No cemitério vertical, normalmente, há rampas de acesso, sinalização adequada e até elevadores em alguns casos. 

Segurança garantida

Nos lugares em que há cemitério vertical, constatou-se que monitoramento de segurança é superior ao encontrado no cemitério convencional. A estrutura do primeiro tem alarmes e videomonitoramento de segurança durante 24 horas por dia.

Com isso, os riscos de violação dos túmulos são bem menores. O ambiente mais seguro e confortável se torna mais conveniente, inclusive, para as cerimônias fúnebres e rituais dos velórios.

Agora que você já sabe mais sobre cemitério vertical, conheça o plano funerário do Grupo São Judas Tadeu!

Você e sua familia vivendo com tranquilidade

Já conhece o Plano São Judas Tadeu?
Deixe seus dados que entraremos em contato com você, para tirar suas dúvidas.