4 Lugares onde jogar as cinzas da cremação fazendo homenagem

Quando perdemos alguém da família, além de toda dor envolvida, temos que tomar algumas ações práticas. É que a burocracia também está presente neste momento. Que documentos serão necessários? Onde velar? Onde enterrar? E quando optamos por cremar o corpo, quais lugares onde jogar as cinzas da cremação?

Para quem tem esta última dúvida, preparamos este artigo. Hoje em dia a cremação é cada vez mais comum. Seja por falta de espaços nos cemitérios, pela questão ecológica ou para atender a própria vontade de quem partiu, expressa antes do falecimento. 

Cremação: Uma opção bastante viável

Não importa a razão, a cremação é uma opção bastante viável, inclusive financeiramente. Basta ver o aumento do número de crematórios nas grandes cidades. O método é interessante também como cerimônia fúnebre já que, ao contrário do que alguns imaginam, o velório é realizado de forma tradicional. 

Depois que a família e os amigos próximos se despedem, há um espaço em forma de auditório, onde todos podem acompanhar a descida do caixão para a cremação propriamente dita. 

Ao final, é entregue uma pequena urna com os restos mortais aos familiares. Lembrando que dependendo do crematório, esta entrega pode levar alguns dias. 

De posse das cinzas, os familiares costumam escolher algum lugar simbólico para enterrar as cinzas ou jogá-las ao vento. Geralmente algum espaço que o ente querido gostava. Há, também, quem prefira guardar em casa ou enterrar no cemitério. 

Isso varia bastante e a decisão do que fazer para homenagear a pessoa querida que morreu cabe a cada um. Uma forma bastante exótica e cara é produzir diamante com as cinzas da cremação, por exemplo. 

Mas caso você esteja interessado em saber sobre lugares onde jogar as cinzas da cremação, acompanhe abaixo e veja o que mais tem a ver com a sua situação e de quem faleceu.   

4 lugares onde jogar as cinzas da cremação e fazer uma bonita homenagem

1 Jardim florido 

Se a pessoa em vida gostava de flores, um jardim florido é uma boa forma de homenageá-la. Você pode jogar as cinzas da cremação ao solo juntando um pouco de sementes de rosas, por exemplo.

Quem sabe no jardim de casa mesmo, num parque público ou em qualquer lugar no qual podem nascer até mesmo árvores. As flores ficam na memória e agradam a vista e o olfato. 

2 Mar

Normalmente, esta é a ideia que primeiro vem a cabeça. Talvez pelos inúmeros filmes de cinema em que já vimos os personagens jogando as cinzas de alguém que partiu no mar. Trata-se de uma água de rara beleza e a cerimônia de lançamento tem tudo para emocionar. 

Além de sua grandiosidade e ideia de infinito, o mar carrega uma certa paz bem-vinda neste tipo de situação. A proximidade com a natureza e a imensidão verde ou azul transmitem uma sensação de amor, carinho e aconchego. 

3 Viagens e esportes

Levar em conta o que o familiar falecido mais gostava quando era vivo também é uma boa maneira de homenagear. Você pode se juntar com alguns outros familiares e partir numa viagem para um destino apreciado. Às vezes, uma cidade vizinha de onde moramos, um outro estado brasileiro ou até uma terra mais distante podem fazer sentido. 

Pessoas que foram especiais pra gente merecem um local também especial. Um esporte ou hobby também podem servir de inspiração na hora de escolher entre tantos lugares onde jogar as cinzas da cremação. Avalie um campo de golfe, uma piscina, um campo de aviação, uma quadra ou campo de futebol. São locais que certamente promovem boas lembranças.

4 Espaço sideral

Se seu bolso permitir, uma outra alternativa também exótica é utilizar os serviços da empresa americana, Celestis Memorial Spaceflights. Ela se propõe a enviar as cinzas da cremação para o espaço por meio de um foguete projetado especificamente para cumprir este objetivo. 

Além dos próprios americanos, empresas japonesas, russas e mesmo brasileiras também estão oferecendo a possibilidade, graças a parcerias delas com a companhia precursora desta ideia. 

Agora que você já sabe o que fazer com as cinzas da cremação, entenda melhor como fazer uma caixa de memórias em homenagem a quem vemos partir antes de nós!

COMENTÁRIOS