O crescimento da cremação no Brasil e no mundo: Saiba mais!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Houve um tempo não muito remoto em que a gente quase não ouvia falar que alguém havia sido cremado. Hoje este quadro mudou bastante. O crescimento da cremação no Brasil e no mundo é grande.

Entre conhecidos, amigos e mesmo dentro da nossa família, a possibilidade de recorrer a este processo após um falecimento tem sido bem mais real. Os cemitérios estão lotados e as pessoas estão pouco a pouco ganhando mais consciência quanto à necessidade de proteger o planeta.

Novos crematórios atende mudança de hábitos

Os brasileiros têm optado pela cremação na mesma medida em que mais crematórios vêm surgindo para atender esta demanda. A legislação no País também se apresenta mais flexível. 

Sem deixar de organizar e garantir aspectos importantes envolvidos na obtenção de alvarás para funcionamento. 

É um novo olhar sobre este processo milenar. A cremação, utilizada há séculos, agora responde a uma mudança de hábitos do povo brasileiro e, também, ao redor do mundo. Afinal, trata-se de um ato de respeito ao destino dado aos corpos e restos mortais.

No âmbito religioso, a maioria das doutrinas não impede a prática. Este também é um fator que contribui para que a cremação seja mais difundida. E, consequentemente, mais utilizada por todos. 

Muitas vezes, a própria pessoa, já deixa aos familiares uma Declaração de Vontade. É uma forma de expressar o seu desejo.

O grande mistério da vida 

Pra onde vamos depois da morte? Ninguém sabe ao certo. O grande mistério da vida vem sendo respondido de maneiras diferentes pelas diversas crenças. No Brasil, há praticantes de diversas religiões, seitas e comunidades filosóficas. Mas a maioria ainda faz parte da religião católica. 

No catolicismo, o Direito Canônico é um código que regula as normas de vida da igreja católica. Este proibiu o ato da cremação por muitos e muitos anos. Porém, desde 1963, os católicos também ganharam o consentimento do Vaticano para cremar os corpos de seus entes queridos. 

Vantagens que contribuem para o crescimento da cremação no Brasil e no mundo 

  • O velório é realizado normalmente quando há a escolha pela cremação. Aliás, muitas vezes, a homenagem ao falecido é ainda mais bonita. Isso também impacta a mudança cultural: as pessoas vêm lidando de maneira diferente com a morte e com os rituais que ela envolve. 
  • A cremação é muito menos prejudicial ao meio ambiente do que o sepultamento. Esta proteção ao meio ambiente também tem influenciado para que mais gente opte pela cremação. 
  • Tanto os corpos, quanto os restos mortais são incinerados e não contaminam os lençóis freáticos. Ao contrário do sepultamento, a cremação não emite gases poluentes.
  • Você sabia que se levados em conta todos os gastos envolvidos num enterro e depois dele, a cremação sai mais barata? Os custos da cremação são menores para as famílias. E os crematórios, por sua vez, têm sua margem de lucro, o que faz girar a economia das regiões onde eles são instalados. 
  • Especialistas apontam como natural que o mercado funerário passe por uma diversificação e ofereça novas soluções. A cremação é tida por muitos como um processo que promove mais serviços personalizados. As famílias consideram uma homenagem especial à pessoa que parte. 
  • Após a cremação, as cinzas são entregues aos familiares em uma urna. Elas podem ser aspergidas no mar, num campo ou em qualquer outro lugar na natureza que faça sentido. 
  • Muitos crematórios oferecem vários serviços, além da cremação em si. Seja sobre acolhimento, facilidades burocráticas e até transporte dos familiares. 
  • Há ainda os que fazem reaproveitamento de recursos. Este projeto prevê que os resíduos mortais sejam transformados em adubo para plantação de árvores.

O Grupo São Judas Tadeu conta com uma estrutura completa para lhe auxiliar nos momentos mais delicados, incluindo crematório. Saiba tudo sobre!

Você e sua familia vivendo com tranquilidade

Já conhece o Plano São Judas Tadeu?
Deixe seus dados que entraremos em contato com você, para tirar suas dúvidas.