O perdão nas diversas crenças: Veja como é importante!

O poder do perdão é admitido por várias religiões porque ele faz bem para quem perdoa e para quem é perdoado. Perdoar é também um gesto de amor a nós mesmos e ao próximo. Sempre que perdoamos, ganhamos leveza no nosso coração. Por tudo isso, o perdão nas diversas crenças é o tema deste artigo.

Por mais que devemos cuidar da mente e do corpo para que possamos estar sempre em dia com a nossa saúde, temos que lembrar da nossa responsabilidade em relação aos outros. Porque vivemos em comunidade e precisamos administrar bem os relacionamentos interpessoais.

A vida como ela é e não como gostaríamos que fosse

Ao mesmo tempo em que o perdão nos alivia de nossas possíveis culpas, ao perdoar evitamos transferir responsabilidade para quem nos feriu ou para fatores externos. 

Encarar a vida com força de vontade para acreditar que todos os seres humanos são passíveis de erros nos dá força para vivenciar a realidade como ela é. E não como gostaríamos que ela fosse. 

Quando pedimos perdão, diminuímos conflitos, saímos do papel de vítimas e as consequências dos nossos próprios erros perdem peso ou até desaparecem. E isto é muito bom e reconfortante, não é mesmo?

Perdoando a você mesmo e os que te cercam, a paz vem naturalmente

 Algumas pessoas até sabem tudo isso, mas ficam na dúvida de como fazer para pedir perdão. É tão simples! Basta dizer ao outro frases como: 

  • “Me desculpe pelo que fiz a você” ou
  • “Perdão se por acaso te magoei”, ou ainda
  • “Desculpe-me se não fui legal com você”. 

Na verdade, importam menos as palavras, mas sim que você sinta verdadeiramente no seu coração, que está perdoando de fato.

Importante lembrar aqui que, às vezes, é mais difícil aprender a perdoar a si próprio do que pedir desculpa ao outro. Afinal, ninguém está livre de ter culpa sobre alguma coisa que fez ou que deixou de fazer. 

Portanto, este estágio talvez seja até mais importante. Saiba que ao se perdoar, você terá muito mais facilidade em pedir perdão aos que te cercam. E desta forma, você terá mais paz no seu dia a dia, e maior gratidão e bem-estar.  

O perdão nas diversas crenças: Veja como é importante!

Independentemente se você tem uma religião definida ou segue uma das diversas crenças que temos à nossa disposição, não cultive o rancor, o medo, as mágoas, a raiva ou o ódio. Todos estes são sentimentos que só nos atrapalham emocional, espiritual e fisicamente. 

O perdão nas diversas crenças é abordado como forma de trazer tranquilidade à sua vida. A própria Bíblia cita em várias passagens este conceito. As igrejas católicas e evangélicas, por exemplo, falam bastante do fato de Deus ter perdoado os nossos pecados. Seguir o exemplo dele é a orientação para salvar uma vida da culpa e do desespero.

O Espiritismo, por sua vez, prega o perdão para quem quer se livrar de sentimentos negativos como a tristeza. De acordo com a crença espírita, todos nós somos espíritos em evolução e cometemos erros. 

Já no Budismo, o perdão é parte essencial da compaixão. Porém, seus seguidores preferem nem usar a palavra perdão por julgarem não muito adequada. É que para o Budismo, não há um certo e um errado, conceitos relacionados a um juízo de valor. 

No Islamismo, os pecados menores são levados ao ritual da lavagem de certas partes do corpo. Isto ocorre antes das orações para Alá que, sem isso, não aceitará os pedidos de perdão.

E os judeus celebram o Dia do Perdão. Trata-se de uma data importante conhecida como Yom Kipur. Nesta ocasião, eles se dedicam de forma especial ao jejum, às orações e à contrição. No Judaísmo, estas práticas são a prova de que eles têm seus arrependimentos e estão buscando o perdão divino.

E já que nosso tema hoje foi o perdão nas diversas crenças, agora saiba como a cremação é vista em cada religião!

COMENTÁRIOS