Época de festas remete à alegria, à união da família e amigos e à troca de presentes. Para muitos também é tempo de festejos religiosos.
Mas é em dezembro e na virada do ano que nos lembramos com saudades dos que já partiram. Enfrentar o luto durante o Natal e em outras festas não é fácil, mas é possível.
É um dos períodos mais significativos do ano. Justamente porque são momentos de se confraternizar com a família e amigos queridos. São muitos festejos, troca de carinho e presentes, comidas e bebidas diferenciadas, além de desejos de realizações para o Ano Novo.
Para os católicos, celebra-se o nascimento de Jesus. E para todos que têm fé ou crenças distintas, a esperança de dias melhores.
Por mais alegres que sejam estas festas, nem tudo é só coisa boa. Nestas ocasiões também lembramos das pessoas queridas que já partiram, recentemente ou não, nos enchendo de nostalgia e recordações.
Luto durante o Natal
É natural que algumas pessoas se sintam incapazes de partilhar da alegria e felicidade que todos externam. É preciso respeitar este luto durante o Natal.
São inúmeras emoções que nos invadem diante da ausência de uma pessoa que sempre amamos. Um misto de saudade e boas lembranças teima em nos emocionar pela vontade de que aqueles que se foram estivessem presentes.
O tempo de luto e não somente durante as festas de fim de ano, mas sempre, depende de pessoa para pessoa. Cada um tem seus dogmas, seu jeito de pensar sobre o mundo e de manter relacionamentos com quem ama.
Varia, ainda, conforme o tipo de laço que mantinha em vida com o falecido.
Quanto mais apoio, menos inquietação
Por tudo isso, é preciso dar tempo ao tempo. De forma que o enlutado possa vivenciar o período de dor do seu modo particular e com a ajuda e o apoio dos que estão à sua volta.
Não falar sobre o assunto só causa mais inquietação e incômodo, criando ainda mais barreiras para o diálogo.
Mesmo que seja um sentimento essencialmente solitário, o momento da dor, seja no velório quando o falecimento ocorre na época de Natal ou no Ano Novo e até mesmo durante as festas, é uma boa oportunidade para se lidar com os sentimentos.
Mesmo que esses sejam de pesar, tristeza e melancolia. Afinal, alguém já disse que até a dor fica mais leve quando compartilhada.
A morte é um sentimento que deixa muita saudade e ela pode ir se reduzindo, mas nunca deixa de existir. Isso significa que a pessoa enlutada precisa aprender a conviver com ela, superando e transformando.
De uma forma ou de outra, tentando aprender a viver de um novo jeito, agora com o vazio de uma ausência.
O que fazer para ajudar?
Se na época de Natal e Ano Novo você estiver ao lado de quem está enfrentando o luto, ajude-o a superar a sensação de vazio. Lembre-os das boas lembranças, da força e do poder das orações.
Se mesmo assim houver choro, aperto no peito e sensação de solidão, dê um abraço carinhoso.
Natal e Ano Novo são datas celebrativas sim e se pode comemorar também a grande sorte e o privilégio de ter tido alguém em vida tão importante, que deixou tanta saudade que, até mesmo a ausência, é uma presença durante as festas.
Você sabia que até mesmo um filme pode ajudar no momento da perda de um ente querido? Não? Então, assista ao filme Viva a Vida é uma Festa e Inspire-se!
Você e sua familia vivendo com tranquilidade
Já conhece o Plano São Judas Tadeu?
Deixe seus dados que entraremos em contato para tirar suas dúvidas.