Associados do Planos de Assistência Funeral tem muito mais benefícios. Faça seu login ou solicite seu cartão de benefícios

Funerária

R. Coronel Fagundes, 191

Memorial e Crematório

R. Ângelo Albiero, 321

Atendimento

49 3566 1749

Separação conjugal: Como enfrentar esse tipo de luto e seguir a vida?

Não importa se foi um casamento ou namoro longo. A separação conjugal ou o divórcio trazem à tona diversos sentimentos. Não é fácil aprender como enfrentar o momento da perda de alguém que amamos. Por isso, considera-se este um tempo de luto que também deve ser enfrentado em suas diversas fases.

Psicólogos, estudiosos do assunto e até mesmo quem já passou por este tipo de situação consideram que a dor após uma separação conjugal é ainda maior do que quando se perde um companheiro devido a seu falecimento.

É difícil medir a dor de cada um. Cada caso é um caso, mas é importante tentar passar pelo período de luto da forma mais tranquila e leve possível.

Como enfrentar o luto após uma separação conjugal?

O casal tem um tipo de vida e uma rotina quando juntos. Mesmo tendo discussões, desentendimentos e/ou brigas mais sérias, se habituam até mesmo a sofrer juntos. Depois da separação conjugal, será necessário acostumar-se com um dia a dia sem aquela presença de tanto tempo.

Por isso tudo, é tão importante que se tenha vida própria mesmo quando junto de outra pessoa. Isso facilita a retomada da vida quando ocorre a separação. De toda maneira, é preciso encontrar prazer em outras coisas.

Procurar um curso, lembrar de momentos simples que te fizeram feliz, participar de um grupo de apoio ou fazer terapia com psicólogo contribui muito para a recuperação dos envolvidos.

Fases do luto: Passe por cada uma delas com suavidade, permita-se sentir falta!

Como quando o luto é devido à morte de alguém, há algumas fases que precisam ser percorridas para que a separação seja superada. Vivenciá-las é fundamental para que o sofrimento, a ausência e o desgaste deixem menos sequelas.

Reconhecendo suas emoções e aprendendo a lidar melhor com elas, o processo fica mais leve e saudável. Afinal, a vida segue. E se o relacionamento amoroso dura parte de sua vida, por que não entender que o seu fim merece reflexão, acolhimento, conversas com familiares e amigos e um café quentinho no meio da tarde?

A perda da separação tem que ser vivenciada. Mas evite a solidão. Faça com que as boas lembranças se sobreponham às memórias difíceis. A pessoa de quem você se separou também merece ser feliz a seu tempo, apesar de promessas que talvez não tenham sido cumpridas.

Etapas que ajudam a superar a dor

Não impeça que o processo ocorra, mas fixe o tempo que você vai precisar para passar pelas etapas que levam à superação. Amenize essa experiência se cercando de quem você gosta. Isso será um pilar de sustentação para você. Tenha fé: a dor deste luto, às vezes, não reconhecido pelos outros, também passa.

1. Negação

Natural que você se negue a acreditar. Porque perde-se a expectativa de que a relação daria certo. E deu, enquanto durou, não é mesmo? Aparecendo a frustração, busque novos sonhos.

2. Raiva

Elabore, inclusive, sua raiva pela situação, pela pessoa antes amada. Não adote a postura arriscada de sair logo procurando um novo relacionamento. Espere a dor ser curada e as feridas cicatrizadas, preparando-se para uma nova relação romântica.

3. Depressão

Cuidado, não deixe que a tristeza se estabeleça dentro de você e se torne uma depressão mais séria. Dê tempo ao tempo e exercite sua paciência. Aprenda a conviver com você mesmo, independentemente de uma eventual saudade. E, se mesmo assim, a depressão vier, não hesite em buscar ajuda de um médico psiquiatra.

4. Fazendo um trato

A separação traz um choque emocional. Mas depois do período inicial, o melhor é fazer um trato com você mesmo. Perdoe-se e administre o frio na barriga que teima em aparecer, transformando-o em força para começar de novo.

5. Aceitação

A melhor fase. Toda ruptura assusta, mas não precisa paralisar. Aqui, você se despede do amor que teve. Receba o sentimento positivo de que está pronto novamente. Sai a mágoa e entra a sensação gostosa de liberdade. Abra-se, então, para o novo e seja feliz!

Leia, também, sobre as fases do luto por morte!

plugins premium WordPress

Preencha com seus dados para baixar este material: