Nas relações profissionais, vivemos diversas emoções e sentimentos. Mas um dos mais difíceis momentos acontece quando um colega de trabalho morre.
Como viver o luto diante desta situação?
Geralmente passamos a maior parte de nosso dia no ambiente de trabalho. Ali nos relacionamos com diversas pessoas, umas com mais, outras com menos afinidade.
Não importa o tipo de ambiente que você trabalhe, você sempre irá desenvolver algum tipo de amizade ou companheirismo com seus colegas.
No mínimo, vai conhecê-los por nome, encontrar nos corredores, se entender por troca de emails ou mensagens ou dar de cara num evento da área em que atuam.
O que acontece quando um colega de trabalho morre?
A morte de um colega de trabalho sempre traz tristeza e desconforto aos companheiros. Entre os mais próximos e até aqueles que simplesmente ouviam falar da pessoa.
Normalmente não é algo muito comentado, até em sinal de respeito dependendo da causa. Mas certamente muitos sentem a dor da perda e a falta do colega com quem antes de alguma forma conviviam.
Para estes, é importante que possam externar seus sentimentos para alguém que possa apoiá-los dando orientações de como vivenciar o luto.
Algumas vezes, é inclusive necessário o auxílio de um assistente social ou apoio emocional de um psicólogo.
Dependendo das condições em que o fato acontece, pode até nos levar a pensar que poderia ter sido conosco. Esta não é uma reação egoísta.
É até bastante comum e natural. E, às vezes, a reflexão de como viver o luto até nos leva a repensar nosso próprio modo de vida.
O gestor que se depara com a situação em que um colega de trabalho morre, apesar de ficar abalado também, tem o papel de amenizar o impacto do fato sobre os demais funcionários.
Afinal, embora se esteja em um ambiente de trabalho, é preciso que todos saibam como vivenciar as fases do luto, principalmente os mais próximos, que sentirão mais a perda.
É responsabilidade do gestor, ainda, apoiar e se colocar ao lado dos familiares enlutados que necessitam de atenção, suporte e providências.
O RH da empresa também orienta já que, muitas vezes, a família nem conhece ou se lembra dos benefícios a que têm direito nesta hora.
Como viver o luto no ambiente de trabalho
A ação do RH da empresa também é fundamental para que os colaboradores se sintam apoiados e motivados a continuar seu trabalho.
Há empresas que têm até um plano de ação para este tipo de ocasião.
Porque, como vimos, muitos colaboradores acabam sendo afetados pelo sentimento de tristeza, vazio e saudade. É importante que se avalie cada caso.
E que aqueles que estão sofrendo mais possam ter um acompanhamento que os ajude a chegar na superação do luto e a transformar a dor em saudade.
A presença de um profissional especializado é recomendado.
Ele pode tratar casos em particular ou mesmo em grupo, auxiliando a superar a falta que o amigo faz e a fortalecer o relacionamento entre os que ficaram.
As melhores lembranças
Oportunizar a externalização dos sentimentos, disponibilizar alguém para ouvir os relatos de sofrimento e prestar orientação são iniciativas que facilitam a assimilação do luto que se torna menos pesado.
Quando o processo é vivenciado de maneira mais suave possível, todos podem continuar a viver e superar o luto. Voltando à rotina e guardando as melhores lembranças daquele que partiu mais cedo.
Acesse também o nosso artigo sobre qualidade de vida depois dos 70. Sim, é possível!
Você e sua familia vivendo com tranquilidade
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