Associados do Planos de Assistência Funeral tem muito mais benefícios. Faça seu login ou solicite seu cartão de benefícios

Funerária

R. Coronel Fagundes, 191

Memorial e Crematório

R. Ângelo Albiero, 321

Atendimento

49 3566 1749

Como os bons hábitos podem ajudar a lidar com o luto

A perda de um ente querido sempre é motivo de dor e sofrimento, principalmente se ela ocorrer de forma inesperada. Superar o luto nem sempre é fácil e, muitas vezes, não sabemos como lidar com os sentimentos.

O importante é saber que precisamos passar por todas as fases do luto e procurar continuar nossa vida da melhor maneira possível.

A tristeza e dor do luto não passam de uma hora para outra. E a saudade permanece para sempre. Por isso, não tenha pressa: viva o processo de luto com todas as suas fases e depois retome seus hábitos e crie outros.

Mas lembre-se que a vida continua e que existem pessoas ao seu redor que precisam de você.

Assim como na vida que devemos viver um momento de cada vez, no luto isso também acontece. Ignorar ou negligenciar alguma de suas fases pode prolongar esse processo e até causar problemas psicológicos.

Hábitos para superar o luto

A retomada da vida pode ser gradativa, mas deve acontecer. Ficar preso à dor pode levar à depressão ou a outros problemas físicos e psicológicos. Veja agora alguns hábitos saudáveis que ajudam nesta retomada.

Cerque-se de pessoas queridas

Procure não ficar sozinho todo o tempo. A companhia de familiares é salutar e importante neste momento. Todos passaram pela perda e agora é hora de apoiar-se mutuamente, fortalecer os laços familiares e cultivar boas lembranças.

Os amigos também são fundamentais neste processo. O convívio com eles ajuda você a se desligar um pouco do momento que está vivendo, compartilhar outros pensamentos, desabafar, passear e, por que não, divertir-se. Mantenha-se sempre cercado de bons amigos.

Socialize-se

Os amigos sumiram? Talvez você tenha dedicado seu tempo a cuidar de alguém que se foi em decorrência de uma doença e isso o tenha afastado da vida social.

Agora é hora de socializar-se. Procure envolver-se em atividades em grupo na sua comunidade, em cursos, em lugares em que possa encontrar pessoas e fazer novas amizades.

Retome hábitos abandonados

Veja se existe algo que lhe dava prazer e que você deixou de realizar, talvez alguma atividade artística como música, pintura ou teatro, ou algum envolvimento com o voluntariado.

Coisas que você deixou de fazer por envolvimento ou não com a pessoa que partiu, mas que agora podem lhe ajudar a reencontrar o seu caminho para a felicidade.

Crie hábitos novos

Que tal fazer algo que sempre pensou, mas nunca teve coragem? Uma atividade física ou mesmo profissional, dedicar um tempo a cuidar de pessoas ou animais, cultivar uma horta, enfim, aquilo que pode ser uma experiência nova e lhe trazer realização.

Faça uma atividade física

Exercício físico faz bem para corpo e alma. Além de manter o corpo em forma e saudável, o exercício físico libera hormônios que trazem a sensação de prazer. Por isso, ao fim de uma atividade física, você pode até estar cansado, mas certamente se sentirá mais satisfeito e feliz.

Viaje

Que tal passar uns dias em uma praia bem linda na companhia de um bom livro? Ou então fazer aquela viagem dos sonhos? Talvez um cruzeiro de navio, onde tem muita gente nova para conhecer.

Até mesmo visitar amigos e familiares que não costuma ver com frequência. São todas possibilidades de viver um momento novo e especial, que fará bem às suas emoções e renovará o estoque de boas lembranças.

Curta os momentos a sós

Você não precisa estar sempre cercada de pessoas. Se ficar sozinho lhe traz satisfação, aproveite para colocar a leitura em dia, nada melhor que a companhia de um livro.

Vá ao cinema, os filmes nos transportam, por alguns momentos, para uma outra realidade e ainda podemos tirar lições valiosas deles.

Enfim, o processo de superação do luto é diferente para cada pessoa e deve ser vivido da melhor maneira possível.

O importante é procurar voltar à vida e, ao menor sinal de dificuldade, procure ajuda seja de alguém de confiança, seja de um profissional.

Quer mais dicas de filme que ajudam a superar a perda? Acesse nosso blog!

plugins premium WordPress

Preencha com seus dados para baixar este material: