Cremação de animais: uma opção para se despedir do seu melhor amigo

A cremação pet vem ganhando cada vez mais adeptos. Afinal, a cremação de animais é um modo ecologicamente correto de homenagear os bichanos quando morrem.

Ele fez companhia durante anos e anos, enchendo o seu dia a dia de alegrias e ternura. Mas como todo ser vivo, um dia ele parte. E, então, o que fazer com o corpo agora inerte?

Cremação de animais: Destinação digna

Para atender uma demanda que só cresce, os crematórios animais estão saindo do papel e ganhando as grandes cidades.

O poder público em algumas regiões não oferece este tipo de serviço e, muitas vezes, os donos de cachorros, gatinhos e outros pets ficam sem poder dar uma destinação digna para aqueles que tanto estimam.

Hoje em dia é bastante comum, os animaizinhos serem tratados como verdadeiros membros da família e isto só aumenta a responsabilidade com estes bichos mesmo depois que eles morrem.

Buscar pela cremação de animais também conforta o coração dos donos dos pets.  A dor da perda fica mais leve quando se encontra um apoio para o momento da despedida.

A cremação de animais permite que as cinzas deles sejam guardadas ou jogadas num lugar bonito. Saiba que mesmo em vida, é possível contratar um plano crematório para os bichanos.

Uma opção aos cemitérios de animais, a cremação pet pode ser precedida de velório.

Cuidado com o meio ambiente

Além do lado dos próprios donos de animais, a cremação pet também beneficia a preservação do meio ambiente, uma vez que se trata de um procedimento 100% ecológico.

São usados equipamentos de tecnologia avançada de forma que não haja contaminação do solo, poluição do ar e nem o comprometimento dos lençóis freáticos.

Desta forma, a despedida do seu animalzinho, na medida do possível, se torna mais tranquila e menos traumática. O processo de cremação é mais digno e confere o respeito que a situação de morte de um ente querido exige.

Da mesma forma que ocorre com os familiares, quando se trata de um animalzinho, a cremação é uma decisão da família.

Vale lembrar, também, que a cerimônia de sepultamento, às vezes, causa um sofrimento prolongado e desnecessário, principalmente entre as crianças que são mais sensíveis e ainda não têm seu lado emocional totalmente desenvolvido.

Nos casos que envolvem doenças altamente contagiosas, a cremação de animais é uma alternativa muito mais segura para que não haja contaminação de outras pessoas e animais.

Outra alternativa é acionar a prefeitura da cidade ou uma clínica veterinária para a retirada do animal e incineração.

O que não se pode aceitar é optar por soluções indignas e com diversos impactos ambientais, como enterrar em qualquer terreno ou abandonar o corpo do animalzinho em caçambas, córregos, nas ruas ou em terrenos baldios.

Cremação pet, uma despedida simbólica

Se sua decisão for mesmo a cremação pet, esta despedida mais íntima e simbólica pode ser contratada por meio de um pacote que pode incluir uma cerimônia de despedida, cremação, urna para as cinzas do animal e ainda é possível fazer pingentes de cristal com parte das cinzas.

Estes últimos são entregues após o processo de cremação. Se você preferir uma urna customizada, ou seja, personalizada, poderá ainda desembolsar um pouco mais.

Devido a esta variedade de serviços oferecidos no mercado e dependendo da cidade, a média de gastos com a cremação pet varia de R$ 500 e R$ 3 mil.

Alguns procedimentos são importantes como, por exemplo, se informar devidamente se a empresa escolhida se utiliza de forno de cremação específico para animais, atendendo aos critérios e padrões estabelecidos pela legislação.

Quer saber mais sobre o processo de cremação? Então, baixe agora mesmo nosso ebook Cremação, Saiba Tudo Sobre!

COMENTÁRIOS