Filmes para refletir sobre o luto, conte com esta ajuda!

Sabemos que um dia a morte chega para todos, mas quando perdemos um ente querido, seja um familiar ou amigo próximo e até nosso cãozinho de estimação, a dor é profunda. Para que possamos vivenciar esta fase com mais leveza e tranquilidade, os filmes para refletir sobre o luto são um recurso pedagógico de grande valor.

Por que assistir a um filme ajuda a aceitar nossas perdas?

Ao mesmo tempo em que filmes divertem e trazem entretenimento, o cinema nos faz pensar. Entendemos como outras pessoas enfrentam as diversas situações da vida. E podemos perceber que não somos os únicos a passar por coisas difíceis no dia a dia.

As boas obras da sétima arte, assinadas por competentes roteiristas e diretores do mundo todo, auxiliam a compreensão de diversos conceitos, valores, culturas e comportamentos.

Os filmes fazem a gente refletir e, quem sabe, promover novos mecanismos para lidarmos com nossas emoções, sentimentos, conflitos e dores. Morte e luto sempre existiram. E cada situação precisa ser enfrentada respeitando suas próprias especificidades.

Claro que não estamos recomendando aqui que se você está passando por um processo de luto, se feche num quarto escuro, ligue sua TV ou computador e viva seus dias e noites vendo filmes até a dor passar.

É importante você tentar manter sua rotina, conversar com pessoas que você gosta e buscar ajuda profissional se nada disso fizer o efeito desejado.   

Mas incluir alguns títulos para que você vivencie as etapas que fazem parte do processo de luto é uma recomendação valiosa. Já deixe separada nossa lista de dicas de filmes para refletir sobre o luto e, assim que você tiver um tempinho, acesse o play!

7 Dicas de filmes para refletir sobre o luto

  1. Como Eu Era Antes de Você

Não pense que todos os filmes para refletir sobre o luto são “deprê”. Pelo contrário, muitas, vezes, são filmes delicados e gostosos de se assistir. Um bom exemplo é esta produção de 2016, que conta a história de um rico e bem-sucedido rapaz que leva uma vida entre viagens e esportes radicais até sofrer um acidente. Ele é obrigado a permanecer numa cadeira de rodas e uma cuidadora bastante peculiar é contratada para ajudá-lo. Trata-se de um romance que se mistura com drama e vai fazer você pensar como agir depois de uma perda de um namorado, noivo, companheiro ou marido.

2. Milagres do Paraíso

Este é um filme que navega bem entre os temas religiosos e o amor ao próximo. Pode trazer mensagens de esperança para quem perdeu um ente querido e passa por um natural questionamento sobre o poder de Deus. Baseado num livro sobre uma história real, o enredo aborda o sofrimento da mãe de uma garotinha que tem uma doença intestinal tida como incurável. As atuações foram elogiadas, principalmente das protagonistas.

3. Ma Ma

Quando todos pensaram que os filmes que abordam o câncer de mama já tinham se esgotado em originalidade, surgiu em 2015 o excelente Ma Ma, com Penélope Cruz. Após ser diagnosticada com a doença, a personagem principal descobre também que está grávida. A difícil situação é encarada de forma até otimista, passando por apoios (ou não) dos envolvidos, entre eles, o marido, um novo companheiro e o filho. A história é bonita e triste ao mesmo tempo e pode contribuir para fazermos de momentos simples uma oportunidade de felicidade.

Se você gostou das nossas dicas até agora, confira também, mais detalhadamente, outros filmes que podem ser assistidos para aliviar a dor da perda:

4. P.S Eu te Amo

5. A Culpa é da Estrelas

6. A Vida é uma Festa

7. O Amor pode Dar Certo

 

Gostou das nossas recomendações? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e baixe agora mesmo o ebook O que Fazer quando Ocorre um Falecimento.

 

COMENTÁRIOS