Associados do Planos de Assistência Funeral tem muito mais benefícios. Faça seu login ou solicite seu cartão de benefícios

Funerária

R. Coronel Fagundes, 191

Memorial e Crematório

R. Ângelo Albiero, 321

Atendimento

49 3566 1749

Cremação e economia: o que têm a ver estas duas coisas?

O mercado de cremação tem crescido muito nos últimos anos, deixando de ser um tabu para fazer parte do dia a dia das famílias brasileiras. São várias razões para o aumento da procura pelo plano funeral que oferece também, a  cremação, já que ela é considerada uma prática ecologicamente correta e que prevê economia.

Diferentemente do que a maioria pensa, o serviço de cremação pode chegar a ser 6 vezes mais barato do que o sepultamento tradicional nos cemitérios.

Entendendo o que é cremação

A cremação é uma técnica que utiliza tecnologias modernas que transformam o corpo em cinzas de forma rápida e higiênica, a uma alta temperatura de aproximadamente 1000°C. O  procedimento é especialmente desenvolvido em um espaço devidamente preparado.

A cremação ocorre logo em seguida ao funeral e a cerimônia de despedida. Dependendo da escolha dos familiares ou por questões religiosas, pode-se esperar mais tempo. A cerimônia de despedida pode ser feita com o corpo presente, antes da cremação ou após, na entrega das cinzas.

Conheça os principais benefícios da cremação

  • Oferece praticidade e tecnologia

Além de ser prática e rápida, a cremação é um processo higiênico e ecológico, evitando que o meio ambiente seja prejudicado.. Tecnologias avançadas são aplicadas nos incineradores, impedindo que resíduos ou odores entrem em contato com o meio ambiente.

  • Preserva o meio ambiente e a saúde

A cremação evita contaminar o solo e os lençóis freáticos. Isso ocorre nos sepultamentos tradicionais, nos quais o corpo em estágio de putrefação é enterrado em jazigo sem impermeabilização, podendo trazer doenças como hepatite, meningite, tuberculose, entre outras.

Durante o processo de cremação são queimados e eliminados gases tóxicos do corpo.. Com a pandemia, a opção pela cremação aumentou. Isso porque o serviço é um meio de evitar o contágio pelo vírus.

  • Não ocupa espaço

A maioria dos cemitérios já está com sua capacidade praticamente esgotada. Com a cremação não há necessidade de busca por espaços para sepultamentos.

  • Tem aceitação religiosa

A maior parte das religiões cristãs aceita a cremação, desde que seja respeitada a especificidade de cada uma delas.

  • Apresenta baixo custo

A cremação é bem mais barata do que o sepultamento. Veja a seguir o quanto você pode economizar.

Cremação e economia: boa relação custo-benefício

Embora seja um assunto que as pessoas evitam falar, precisamos saber lidar com a morte e se planejar para este momento, afinal ela também envolve custos. Saber de antemão os preços de velório, enterro ou cremação e fazer um plano funeral não é atrair a morte, como muitos falam.

Pelo contrário, é garantir conforto e despreocupação em um dos momentos mais difíceis da vida, além de evitar valores abusivos na hora de maior fragilidade na família. Muita gente nem pensa na possibilidade da cremação porque acredita ser algo muito caro, destinado apenas para pessoas com alto poder aquisitivo.

É um mito crer que cremar é mais caro do que enterrar. Colocando os custos na ponta do lápis, veja o que você teria de somar caso opte pelo sepultamento tradicional:

  • Compra de jazigo: O valor pode variar de R$ 7 a R$ 30 mil, dependendo do número de gavetas e do cemitério. Se a família já for proprietária de um jazigo no cemitério, pagará uma taxa para realizar o sepultamento;
  • Manutenção com serviços de limpeza e reparação do túmulo para sempre;

Os custos de um sepultamento tradicional ficam muito mais elevados quando comparados aos da cremação. Por que esse processo é muito mais em conta? É que a cremação se resume às seguintes etapas: incineração do corpo mais o armazenamento das cinzas em urnas cinerárias, cujos valores variam de acordo com o material que são produzidas.

Caso os familiares prefiram não espargir as cinzas em rio, lago, mar ou jardim, e nem guardar a urna cinerária dentro de casa ou fora dela, há outra opção. Podem ser guardadas nos columbários, cuja mensalidade é bem inferior ao valor da manutenção de um jazigo, por exemplo.

Plano funeral: grande aliado nos momentos difíceis

Ter um plano funerário individual ou familiar evita dores de cabeça no futuro, além de ser um investimento seguro e certo. Ele tem cobertura para todo o trâmite burocrático, assessoria sobre a documentação necessária e demais providências legais.

Cobre, ainda, despesas como registro em cartório, traslado do corpo, velório, cerimônia de despedida, cremação e urna padrão para as cinzas. O valor pago em parcelas mensais compensa porque é baixo. Pesquise preços e serviços oferecidos antes de sua decisão final.

O Plano de Cremação do Grupo São Judas Tadeu protege quem você ama, por exemplo, dando direito ao cliente usar diversos serviços na ocasião da morte de um ente querido. As parcelas mensais cabem tranquilamente no seu bolso. Para aderir ao plano, não há limite de idade. E o parcelamento é feito diretamente com a empresa e pode ser feito em até 36 vezes.

Saiba passo a passo como o Grupo São Judas realiza o processo de cremação de forma humanizada, segura e responsável

  1. Recebe os documentos como cópias de RG ou CPF e da certidão de nascimento ou casamento, autorização e atestado de óbito. Verifica se o falecido usa marca-passo cardíaco, que deve ser retirado por médicos para evitar explosão no momento da incineração. Relógios e demais objetos de valor também devem ser retirados.
  2. A urna é levada à câmara de cremação, local onde a temperatura média é de 1.000ºC. Do início à conclusão, são cerca de três a cinco horas, a depender do tamanho do corpo.
  3. Depois da incineração, os restos mortais compostos de óxidos de cálcio são homogeneizados. Fica então um pó fino esbranquiçado, as cinzas. Estas são colocadas em urna específica e entregues à família, normalmente um dia depois da incineração.
  4. Os familiares costumam espalhar as cinzas em algum lugar que era especial para a pessoa que faleceu. Este gesto é seguido de uma oração, complementando o ritual de despedida e homenagem.
  5. Além do espaço físico, o Grupo São Judas Tadeu oferece às famílias um cerimonial. É um momento construído com os familiares, reunindo as memórias da pessoa falecida. Trata-se de uma homenagem de despedida para ficar marcada. Afinal, quem parte deixa um legado após cumprir sua missão entre nós.

O Grupo São Judas Tadeu constrói a cada dia uma história de compromisso e respeito com você e sua família. Baixe agora mesmo o ebook “cremação: saiba tudo sobre”.

plugins premium WordPress

Preencha com seus dados para baixar este material: