Associados do Planos de Assistência Funeral tem muito mais benefícios. Faça seu login ou solicite seu cartão de benefícios

Funerária

R. Coronel Fagundes, 191

Memorial e Crematório

R. Ângelo Albiero, 321

Atendimento

49 3566 1749

É possível se preparar para a morte

A morte é uma certeza presente em nossas vidas. Mesmo assim, transmite medo e insegurança para muita gente. O Grupo São Judas Tadeu, Funerária de Videira, lida diariamente com esse tema tabu na nossa cultura.

A empresa é especializada e preparada para acolher as pessoas que perdem seus entes queridos. Organiza as cerimônias de despedida de modo mais respeitoso possível, minimizando sofrimento e garantindo empatia e tranquilidade.

No planejamento para a morte, ajudamos quem fica

Não sabemos quando a morte vai ocorrer ou como será essa hora. Aliás, nem quando vemos alguém muito doente podemos prever o momento de sua passagem. Até porque a morte não depende da idade, cor, raça ou nível social. É, sim, o destino de todos os seres vivos. Por isso, lidar com o assunto é um grande desafio para a maioria das pessoas.

Do ponto de vista biológico, a morte faz parte do processo que inclui, entre outros fatores, o nascer, crescer e o desenvolver-se. Por isso, da mesma forma como planejamos nossos estudos, trabalho, carreira, etc., não podemos ignorar a nossa finitude, assim como das pessoas que amamos.

Portanto, planejar o fim da vida pode tornar o momento do luto muito mais fácil, natural, organizado e de acordo com a nossa expectativa. É preciso aprender a lidar com a morte e estar prevenido para ajudar e ser ajudado também nessa fase da nossa jornada na terra. E um dos itens deste planejamento é ter um plano de assistência funeral.

Vamos ver o que mais podemos fazer para se preparar para a morte? Acompanhe:

Trace metas e objetivos

Uma vida bem vivida é o sonho de todo mundo. Uma boa fórmula para chegar lá é pensar onde você deseja ir, buscando inspiração e estímulos para construir seu caminho todos os dias. Conhecer seus pontos fortes para utilizá-los melhor e os fracos para poder melhorar e se aperfeiçoar sempre também funciona muito bem.

Qual o seu propósito de vida?

Defina o que realmente você precisa para ser feliz. A partir daí, fica mais fácil se planejar e conquistar aquilo que deseja. Entre as metas traçadas, estabeleça prioridades e sempre as acompanhe para ter certeza de que estão sendo cumpridas.

Mantenha sempre o foco

Mesmo que surjam obstáculos no meio do caminho, não deixe de perseguir suas metas. Infelizmente, eles sempre atrapalham. Mas vale a pena acreditar que os esforços contínuos trazem melhores resultados.

Qual legado você gostaria de deixar?

Não resuma sua vida em simplesmente nascer, crescer, reproduzir e morrer. Somos muito mais do que isso. Colecionamos as experiências que vivemos e podemos deixar um legado importante para as pessoas que cruzam nosso caminho.

O conhecimento que absorvemos ao longo da vida nos ajudam a deixar legados familiares, profissionais e sociais? Pense nisso. Quando você executa suas ideias e planejamento, sente-se bem e consegue fazer a diferença na vida das pessoas, contribuindo com o seu melhor.

Quem dará continuidade aos seus ideais?

Mais uma pergunta para refletir. Muito mais do que ter uma grande ideia e colocá-la em prática, é interessante pensar o que você vem fazendo para compartilhar seus melhores valores e princípios.

É importante ficar atento às pessoas que podem dar continuidade aos seus ideais. Lembre-se que deixar um legado é ter feito algo bom que vai impactar na vida de outras pessoas.

Peça para atenderem seus últimos desejos

Converse com seus familiares ou deixe por escrito algo que gostaria que fizessem por você após sua morte. Se pretende ser cremado, conte onde prefere que suas cinzas sejam jogadas. Diga se há algum objeto especial que deve ser dado a alguém. Aponte quem pode dar continuidade a seus projetos. Enfim, manifeste sempre seus desejos.

Deixe sua vida organizada

Às vezes, até temos a preocupação de nos preparar para lidar com a morte de quem amamos, mas o ideal é estar preparado para nossa própria partida. Mesmo que você ainda seja jovem, é sempre bom deixar as coisas organizadas.

Opte pela cremação ou sepultamento

Informar seus familiares sobre seus últimos desejos faz parte desta organização. Avise-os e também aos seus amigos próximos sobre o desejo de ser cremado ou sepultado.

Adquira um plano funerário

O plano funerário permite que as despesas na hora de sua partida sejam pagas antecipadamente e com valor fixo mensal. Os valores costumam ser baixos e não impactam no orçamento familiar ou pessoal.

Assim, você deixa a sua família amparada, já que o serviço funerário dá suporte a respeito dos detalhes burocráticos e da organização, inclusive, de todas as cerimônias de despedida. Portanto, escolha o plano mais adequado à sua realidade, considerando preço, tipos de serviços inclusos e que ofereça dignidade à sua família.

Deixe avisado caso queira doar seus órgãos

Converse com a sua família e deixe bem claro o seu desejo sobre doar ou não seus órgãos. Não é obrigatório deixar nada por escrito. Porém, são os familiares que se comprometem a autorizar a doação de seus órgãos após a sua morte. E, aí sim, será por escrito.

O que fazer com seu animalzinho de estimação?

Até isso tem que ser pensado. Caso tenha algum pet, a forma mais descomplicada é  indicar uma pessoa que possa cuidar dele, desde que ela concorde, é claro.

Veja, também, o que fazer quando é você que precisa lidar com o luto:

Quando perdemos alguém querido, a dor é imensa, mas é possível encontrar conforto preparando-se psicologicamente para uma hora difícil como essa. E, assim, lidar com a situação com menos sofrimento e mais serenidade.

Sabendo que a morte é algo natural da vida, torna-se menos árduo conviver com o luto. Por isso, é tão importante sempre compartilhar nossos sentimentos com outras pessoas. Assim, nos sentimos mais confortados e amparados. Afinal, até mesmo a dor, quando dividida, fica mais leve.

O luto também é um processo. Busque tranquilidade interior de alguma maneira, seja por meio de alguma religião, psicoterapia ou novos hábitos. Dê uma olhada nas nossas dicas:

Busque ajuda de um profissional especializado

A psicoterapia é bastante recomendada para todos da família que perdem alguém. Além disso, na hora da consulta de rotina com seu médico, tente comentar sobre sua perda. O luto impacta sobremaneira na nossa saúde física e mental, podendo reduzir, inclusive, a imunidade do organismo.

Mantenha a calma

Diante da perda, mantenha a calma para apoiar outras pessoas da família que podem estar  ainda mais fragilizadas. E conte com uma empresa especializada que o ajude a tomar as medidas burocráticas necessárias em relação ao sepultamento, cremação e cerimônias de despedida.

Converse com pessoas que já viveram essa experiência

Aceite a ajuda e o apoio emocional de amigos e demais parentes, compartilhando seus sentimentos e lembranças. Isso, com certeza, faz você se sentir melhor. Pessoas que também perderam alguém próximo sempre têm as palavras certas porque entendem melhor o que sentimos.

Não se culpe e reorganize sua vida

Procure se dedicar às atividades que lhe dão prazer. A saudade começa, aos poucos, a fazer parte de seus dias. E a tristeza vai sendo substituída pelas lembranças dos bons momentos que você teve com quem partiu .

A  única coisa que é certa em nossa vida é que ela chega ao fim. Sendo assim, é necessário estarmos preparados para esse momento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a morte, conheça nossos serviços e planos e faça seu planejamento! Acesso nosso site.

plugins premium WordPress

Preencha com seus dados para baixar este material: