Antes de tomar qualquer decisão na vida, o ideal é pesquisar e avaliar vários pontos de vista. Na hora de escolher a cremação ou o sepultamento tradicional para quem amamos não é diferente. Informação é poder. Afinal, o que diz a bíblia sobre isso?
Razões para optar pela cremação
A cremação é um processo que vem ganhando força ultimamente por diversas razões. Nas grandes cidades, os espaços para cemitérios são cada vez mais raros. E nos que já existem, na maioria das vezes, não há mais lugar para novos jazigos.
A questão ambiental também é um importante motivo para que as pessoas reflitam antes de optar por esta ou aquela forma de dar um destino para os corpos após a morte. O sepultamento nos moldes mais convencionais implica em contaminação dos lençóis freáticos. Enquanto que a cremação é um procedimento considerado limpo.
Na mesma velocidade em que a cremação se tornou uma alternativa mais viável e com boa relação entre o custo e o benefício, em comparação com o sepultamento tal qual estávamos mais acostumados, surgiram também algumas dúvidas. No amplo universo sobre a morte, uma delas é quanto o fato de uma família cristã permitir ou não a cremação.
Você e sua familia vivendo com tranquilidade
Já conhece o Plano São Judas Tadeu?
Deixe seus dados que entraremos em contato para tirar suas dúvidas.
O que diz a bíblia?
Primeiro ponto que vamos esclarecer é que a bíblia não contém trecho algum que seja contra a cremação. Há cristãos que, em algum momento, se posicionaram contra devido à crença de que tal iniciativa não reconhece que Jesus ressuscitou e nós também vamos ressuscitar após a morte.
Porém, se pensarmos bem, por que a cremação impediria alguém de ressuscitar? Vale lembrar que, ainda de acordo com a bíblia, cristãos que morreram milhares de anos atrás já se tornaram pó. Diante disso, muitas religiões já aceitam a cremação hoje em dia.
Deus está acima deste conflito de opiniões e é capaz de receber a alma de quem foi cremado da mesma forma que ocorre com quem foi sepultado. Se você e sua família estão estudando este assunto, já devem ter lido, inclusive, que rituais de despedida como velórios e outras homenagens são perfeitamente possíveis nos casos de cremação.
O que diz o Velho Testamento?
A bíblia não aborda diretamente o tema cremação. O Velho Testamento não proíbe que um corpo humano seja queimado. Também não aplica maldição ou julgamento a uma pessoa cremada.
Até há citações de ossos humanos sendo queimados. Mas isto nada tem a ver com a cremação que ocorre nos tempos de hoje.
E o Novo Testamento? Como trata a cremação?
Sabe-se que a cremação era praticada nos tempos bíblicos. No entanto, geralmente não era praticada pelos israelitas. No Novo Testamento, o enterro em uma tumba, caverna ou na terra era a forma comum de se dispor do corpo humano.
Mas, mesmo assim, em lugar algum está escrito que o sepultamento é a única forma permitida para destinar o corpo já sem vida de alguém.
Apontamentos da Igreja Católica
Fato interessante é que a Igreja Católica até 1963 proibia a cremação. Mas o Papa Paulo VI autorizou a cremação para os católicos. Com a ressalva de que as cinzas fossem respeitadas.
Atualmente, após a cremação, as cinzas são entregues à família numa urna própria para este fim, de forma bastante respeitosa. As pessoas, então, dão o destino que acharem mais adequado para homenagear o ente querido que partiu.
A opinião dos evangélicos
Também entre os evangélicos, não há proibição da cremação. A exceção fica para os seguidores mais tradicionais do Velho Testamento que preferem indicar apenas o sepultamento.
Você é espírita?
Então, é importante você saber que no espiritismo, a cremação é um procedimento bem aceito. Os estudiosos da doutrina recomendam o respeito ao corpo por 72 horas. Este, segundo eles, seria o período de tempo necessário para o espírito se “desprender” da matéria.
Se você quer mais tudo sobre o processo de cremação, leia agora nosso post a respeito disso!