Como lidar com as emoções e manter a tranquilidade em momentos difíceis

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Algumas práticas de vida saudável ajudam bastante no processo para solucionar problemas. Aprenda como lidar com as emoções por meio da meditação, desapego, atividade física, momentos de isolamento e técnicas de respiração. 

Tudo isso contribui para que a gente mantenha a tranquilidade mesmo durante os momentos difíceis. 

É inevitável que durante nossa vida surjam diversas ocasiões que exigem equilíbrio emocional: a morte de pessoas queridas, nossas próprias doenças e de quem amamos, frustrações, decisões que impactam nosso presente e futuro. 

Precisamos saber como lidar com as emoções. A persistência, o otimismo e o autocontrole devem ser constantemente perseguidos para podermos superar os momentos difíceis sem traumas. O objetivo é resolver nossos problemas, ultrapassar as dificuldades, evitando os temidos ataques de pânico e de ansiedade.  

Mas, afinal, como lidar com as emoções diminuindo e a dor emocional? 

Quando vivenciamos um sentimento de impotência, temos que agir com calma para manter o controle da situação. Desesperar não ajuda, só atrapalha. Mas não é tão fácil. Sofremos devido à ansiedade, estresse, pressão e descontrole. 

E se deixarmos para lidar com os problemas somente quando eles aparecem, tudo fica mais complexo. O ideal é nos prepararmos antes, para que quando as situações difíceis surgirem não sejam tão penosas. Uma das maneiras de se fazer isso é aproveitando mais os bons momentos da vida ao lado de quem se ama.

Vamos ver, em tópicos, outras dicas de como lidar com as emoções sem nos prejudicar física e mentalmente nos momentos adversos?

  • Reflita bem antes de tomar decisões e atitudes

Quando surge um problema, a tendência é sair discutindo, gritando e agindo no calor da emoção. Evite isso. A dor emocional pode ser minimizada se você não fizer as coisas por impulso.

Pare, respire fundo e reflita sobre todas as soluções possíveis e no que elas acarretam. Tente pedir conselhos para quem já passou pela mesma situação. Não agindo de imediato e orientando sua consciência, seu lado mais racional virá a tona. 

  • Aceite o que não pode mudar

Não seja passivo em relação à vida e aos problemas que se apresentam na sua caminhada. Aceite as coisas que fogem do seu controle e aquelas que já aconteceram. Coloque suas energias boas no tempo presente e no que ainda está por vir.  

  • Busque ouvir seu interior e pense positivamente

Permita que suas emoções fluam e não se deixe afetar pelo negativismo. Todos os lados de uma situação ficam mais evidentes quando somos capazes de nos concentrar naquilo que é importante. 

Muitas respostas estão dentro de você. Mas é preciso acessá-las exercitando seu autocontrole. Muitas vezes, isso só é possível por meio do isolamento. Escolha um lugar que traga calma e tranquilidade. Medite se puder, dê tempo ao tempo e as melhores soluções virão à sua mente.  

  • Desapegue-se daquilo que não te faz bem 

Às vezes, a gente não percebe na hora. Mas há certos relacionamentos na nossa vida, formas de pensar e crenças limitantes que nos paralisam. Você tem que se libertar. Afaste-se de pessoas que não lhe fazem bem. O mesmo vale para hábitos e comportamentos que ao longo do tempo vão minando suas boas energias.

Quando você se distancia mentalmente de alguém ou de alguma coisa, você facilita a separação mais adiante. Tente assistir a tudo o que está acontecendo como se você não fizesse parte da situação. Esta prática ajuda a dissociação. 

  • Reze, pratique atividade física e relaxamento

Se você tem uma crença religiosa, reze nos momentos de angústia. Fuja de tentações como fumar mais, comer em demasia ou abusar das bebidas alcoólicas. Ao invés disso, coloque a atividade física na sua rotina. Pode ser um esporte ou simplesmente exercícios físicos, caminhadas ou corridas.

As técnicas de relaxamento também são boa companhia. Fique algum tempo deitado ou na posição de lótus. Pense somente em coisas boas e use o método de visualização de paisagens relaxantes. Se coloque mentalmente num lugar de paz e mantenha atenção às sensações corporais. 

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