Sem dúvida, o momento de dar adeus a um ente querido é cercado de dor, consternação e tristeza. Mesmo tendo que lidar com essa dor e tristeza, os familiares vão se deparar com questões práticas, como o formato do funeral, cerimônias de despedida e se será sepultado ou cremado, além das questões legais como certidão de óbito e outros documentos necessários para realizar o sepultamento.
Às vezes, cumpre-se o desejo da pessoa de ser cremada, através de informação verbal e escrita à família. No entanto, há sempre aquela dúvida sobre quanto custa uma cremação e seus benefícios em relação ao sepultamento em jazigo no cemitério.
Cremação: História e como funciona o processo
Vale lembrar que os gregos já praticavam a cremação desde mil anos antes de Cristo. Os romanos passaram a seguir a mesma tradição e adotaram a prática por volta de 750 a.C.
A cremação é um processo que submete o corpo humano a uma temperatura de aproximadamente 1000 graus celsius em forno crematório, desenvolvido especificamente para essa finalidade.
A alta temperatura não é por acaso. O fato é que nenhuma célula de corpo resiste a uma temperatura acima de 1000 graus. Ao final do processo, restam apenas cinzas e alguns fragmentos de ossos. Estes são homogeneizados para que os grânulos fiquem perfeitamente uniformes e sejam entregues aos familiares acondicionados em urna para que eles decidam o que fazer com as cinzas.
O aumento em relação à procura da cremação é significativo. Isso acontece justamente por se tratar de uma opção economicamente viável. E, acessível para as famílias, na comparação com o valor cobrado por um sepultamento em cemitério tradicional.
Benefícios da cremação
Atualmente há muito mais pessoas desejando ser cremadas, deixando essa recomendação bem explícita ainda em vida. Há também as que optam pela contratação de um plano de compra antecipada de cremação, como o oferecido pelo Grupo São Judas Tadeu.
Além de ser uma opção mais econômica na comparação com um sepultamento tradicional, a cremação possui outros benefícios relevantes. Acompanhe, abaixo:
Menor impacto ao meio ambiente
A cremação é uma prática ecológica e sustentável. Tudo porque durante o procedimento de incineração do corpo, apenas pequenas quantidades de água e gás carbônico são liberadas. Além disso, todos os resíduos tóxicos são filtrados ainda no forno crematório, impedindo que eles contaminem o ar.
Possibilidade de homenagear o ente querido
A cremação possibilita que se faça diferentes homenagens ao ente querido, inclusive com as cinzas. O local de escolha para depositar as cinzas pode ser em casa, no mar, no campo ou em algum lugar de preferência e significativo à pessoa que partiu.
Há também a perspectiva de o falecido se transformar em uma árvore. Ao usar as bio-urnas, as cinzas são germinadas junto à semente, propiciando o nascimento de uma árvore. Sem dúvida, uma ideia linda para homenagear o ente querido.
Processo mais limpo e higiênico
A incineração do corpo evita possíveis fontes de infecção, principalmente quando a causa da morte envolve doenças infecciosas. Por isso, o processo de cremação se caracteriza como um grande aliado às causas sanitárias.
Suprir a falta de espaço nos cemitérios
Há uma crescente falta de espaço para o sepultamento nos cemitérios tradicionais, que sofrem com a escassez de terrenos disponíveis. Sem túmulos ou gavetas, a cremação não contribui para essa falta de espaço.
Sem custos com a manutenção do jazigo
O processo de cremação não exige da família gastos com locação ou compra de jazigo, nem mesmo com taxas de manutenção permanentes.
Afinal, quanto custa uma cremação?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cremação compensa financeiramente quando levada em conta os custos de um sepultamento tradicional. Afinal, a família não terá despesas adicionais com a ornamentação do túmulo e futuras reformas ou taxas.
Mas quanto custa uma cremação? O Crematório São Judas Tadeu oferece esse serviço a partir de R$ 3.800,00. E para deixar tudo organizado e não gerar desequilíbrio nas finanças, o ideal é contratar um plano de cremação antecipada.
Embora a perda de um familiar ou amigo próximo e querido seja um momento difícil, é fato que não se pode deixar a preocupação de lado com todos os custos que dizem respeito ao funeral. O melhor é estar preparado para o falecimento.
O Crematório São Judas Tadeu oferece ainda facilidades como a compra programada antecipada, com parcelamento próprio em até 36 vezes..
Nesses valores estão incluídos o serviço de cremação, todo o auxílio com a documentação, a cerimônia de despedida e a urna padrão para as cinzas. Além do pagamento facilitado em até 36 vezes, a compra antecipada de um plano de cremação do Crematório São Judas Tadeu tem alguns benefícios, como:
- Facilita a tomada de decisão sobre o tipo de sepultamento em um momento difícil, que envolve o adeus a um familiar.
- Diminui os transtornos burocráticos e financeiros da família;
- A adesão ao plano antecipado não tem limite de idade.
O plano de compra antecipada de cremação do Crematório São Judas Tadeu tem entre seus diferenciais oferecer um atendimento adequado e qualificado para esse momento de dor, em que é fundamental amenizar as preocupações da família.
Além do acolhimento dos especialistas, o Grupo São Judas Tadeu, por intermédio do plano antecipado, pretende garantir a estabilidade à família, evitando dívidas futuras. Essa tranquilidade financeira faz com que os familiares se concentrem no que realmente importa, as boas lembranças.
Solicite o contato de um de nossos consultores e saiba como adquirir seu plano de compra antecipada de cremação do Crematório São Judas Tadeu.