Você sabe o que é cremação de despojos? Então, saiba mais!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quando alguém morre, seja por doença ou acidente, o que vem depois é sempre um processo complicado. A dor para os que ficam é grande. E ainda tem toda a parte burocrática que um familiar ou amigo muito próximo precisa dar conta. Por causa disso, ter um plano de assistência funeral e entender bem sobre cremação de despojos é importante.

A palavra despojos no dicionário significa restos, aquilo que sobra, fragmentos. No sentido bíblico tem outros significados. Mas aqui vamos nos ater ao substantivo masculino mais comum: despojo. Portanto, despojos mortais quer dizer restos mortais. E cremação de despojos é o mesmo que cremação de restos mortais.

A expressão cremação de despojos, muitas vezes, é usada quando é necessário cremar os restos mortais de uma pessoa que faleceu e foi sepultada da forma mais tradicional. Ou seja, teve seu corpo enterrado em cemitério.

Cremação de despojos pode ser uma homenagem pra quem partiu

Quanto tempo depois do enterro pode ser feita a cremação de despojos? Varia de região para região, mas geralmente é preciso esperar alguns anos. Porque primeiramente é feita a exumação do corpo para a retirada dos despojos do túmulo no qual o falecido foi sepultado.

Feito isso, os familiares autorizados definem se vão levar o que sobrou dos ossos para o ossuário do próprio cemitério. Ou se preferem encaminhar de volta para o jazigo ou gaveta da família. E há ainda mais uma alternativa considerada menos agressiva ao meio ambiente, que é a cremação dos despojos em crematório.

Esta prática é bem mais popular em países desenvolvidos do que no Brasil. Normalmente, a exumação e cremação dos despojos são feitas no País, para dar lugar a mais uma pessoa da mesma família que morreu. Isso devido à superlotação nos cemitérios.

Na medida em que a cremação de corpos vem sendo mais utilizada, a facilidade de transportar as cinzas para onde se quiser também abre a possibilidade de mais uma homenagem ao ente querido que partiu.

Cenas de filme

Certamente, você já deve ter visto algum filme, no qual as cinzas são jogadas no mar numa cerimônia com os familiares mais chegados e carregada de emoção. Alguns vão a algum lugar que a pessoa gostava muito. Por exemplo, um morro onde ela fazia trilhas, e deixam as cinzas voarem ao vento.

Entre as famílias que não querem guardar as cinzas em casa, sabe-se de maneiras mais caras como incrustar as cinzas em cristais. Esta técnica é interessante. São os chamados cristais memoriais. Um pouquinho das cinzas é colocado em pingentes ou outra peça de cristal feita artesanalmente. Uma lembrança e tanto.

E há quem transforme as cinzas em diamante. Ou até mesmo envie pro espaço sideral.

Praticidade, tranquilidade e respeito

Quando espaços para velórios, capela, cemitério, crematório, floricultura e salas para as últimas homenagens ficam no mesmo endereço ou bem próximos, tudo se torna bem mais prático. No Grupo São Judas Tadeu é assim.

A empresa busca há muitos anos, aprimorar o atendimento às famílias enlutadas. Com profissionais especializados, ali podem ser feitas tanto a cremação dos corpos, quanto a cremação dos despojos. Está última evita o que para muita gente pode ser tido como um desconforto.

Muitos não se sentem bem convivendo com a lembrança de que os ossos de alguém que amaram em vida estão guardados em um saco plástico no canto de um túmulo. Realmente, fazer uma homenagem a mais é gratificante e traz tranquilidade para quem fica.

Não sendo uma decisão mais cara pra quem ainda não tem um jazigo familiar, a cremação também se configura numa forma respeitosa de se despedir de alguém. Lembrando que ossos humanos só podem ficar guardados em cemitérios e serem transportados por empresa funerária.

O Grupo São Judas Tadeu possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes. Veja, agora, os detalhes sobre o crematório de Videira!

Você e sua familia vivendo com tranquilidade

Já conhece o Plano São Judas Tadeu?
Deixe seus dados que entraremos em contato com você, para tirar suas dúvidas.